31/07/2025

AUTORIDADES DA ITÁLIA RECEBEM PEDIDO DO PL PARA NÃO EXTRADITAR ZAMBELLI

PL pede à Itália que não extradite Carla Zambelli

O Partido Liberal (PL) enviou nesta quarta-feira (30) ofícios a autoridades da Itália pedindo que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) não seja extraditada ao Brasil e receba asilo político. Os documentos, assinados pelo líder do partido, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), foram encaminhados à primeira-ministra Giorgia Meloni, ao vice-primeiro-ministro Matteo Salvini, ao presidente da Câmara dos Deputados italiana Lorenzo Fontana e ao ministro da Justiça Carlo Nordio.

Nos ofícios, Sóstenes afirma que Zambelli “representa a figura da mulher brasileira conservadora de direita que luta pelos valores da família e por uma democracia justa e livre”. Ele ainda diz que a deputada e outros parlamentares “são alvo de perseguição política por parte do atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em conluio com a Suprema Corte Federal, em especial com o ministro Alexandre de Moraes”.

Carla Zambelli se entregou à polícia em Roma no dia 29 de julho. Ela foi condenada no Brasil a dois anos e meio de prisão por decisão do STF. O PL alega, porém, que a parlamentar não teve “direito a uma defesa contraditória e completa e ao devido processo legal”.

O partido citou como precedente o caso do jornalista Oswaldo Eustáquio, cuja extradição foi negada pela Espanha por ser considerada “politicamente motivada”. “Diante disso (…) que a solicitação de extradição apresentada pela República Federativa do Brasil não seja acolhida e que seja concedido asilo político à deputada Carla Zambelli”, diz um trecho dos ofícios.

Nenhum comentário: