21/01/2011

TARIFA DE ÔNIBUS



Diário Oficial confirma reajuste da tarifa de ônibus a partir deste sábado



A Prefeitura do Natal publicou nesta sexta-feira (21), portaria estabelecendo o novo valor da tarifa de ônibus a ser cobrado, a partir deste sábado (22), pelas empresas concessionárias de transporte coletivo em Natal: R$ 2,20. A tarifa de R$ 2,00 estava congelada há 18 meses. O reajuste de 10% foi autorizado pelo prefeito de Natal em exercício, Paulinho Freire, e está condicionado a duas exigências feitas às empresas: Instalação de GPS em toda a frota de ônibus (Agora o percurso, horário e freqüência das linhas de ônibus poderão ser monitoradas) e a inclusão de mais 24 ônibus para atender os usuários de Natal.

A nova tarifa está embasada por um detalhado estudo realizado pelo setor técnico Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (Semob). A planilha de custos do sistema foi analisada e, antes da decisão, a Prefeitura do Natal compartilhou todas as informações com o Ministério Público Estadual, apresentando os itens que justificaram a medida. O último aumento de tarifa havia sido efetivado na metade de 2009, inclusive por força de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado em 2008 entre a Prefeitura e o Ministério Público.

Além dos 18 meses sem reajuste, dos índices apresentados, dos insumos do petróleo e seus derivados, da depreciação dos veículos, a Semob levou em consideração o reajuste salarial dos rodoviários em 2010 e o novo dissídio que deverá ocorrer no próximo mês de maio. “Temos a responsabilidade de manter a sustentabilidade do sistema de transporte coletivo, estabelecendo uma tarifa justa, nem sub nem super dimensionar, compatível com custos da operação e o poder de compra dos usuários”, declarou Marco Antônio, titular da Semob.

Nenhum comentário: