07/07/2026

PERDEU MANÉ: O NARCO-TRAFICANTE NÃO ACEITA O RESULTADO POR QUE? FRAUDE, SE ELE COMANDA TUDO?

Petro diz que não reconhece presidente eleito e convoca manifestação da esquerda na Colômbia

A situação pode sair de controle na Colômbia. Iván Cepeda, o candidato de Gustavo Petro, foi derrotado em eleição 'transparente e bem organizada', de acordo com a União Europeia, no final de junho. Entretanto, um dia após convocar manifestações "pela defesa das reformas sociais" de seu governo, Gustavo Petro afirmou nesta segunda-feira (6) que não reconhece a vitória de Abelardo de la Espriella.
"O presidente da Colômbia não reconhece a legitimidade do novo governo. Abelardo não venceu as eleições", afirmou Petro ao final de mais uma longa publicação em seu perfil no X. "O presidente da Colômbia aceita, de acordo com a decisão do povo colombiano, o filósofo Iván Cepeda", continuou, em referência ao seu apadrinhado no pleito.

Cepeda, por sua vez, tem mantido suas declarações alguns tons abaixo de Petro, mas também questiona a legitimidade do novo presidente e prometeu "desobediência civil" frente ao governo que assume em dois meses.

Petro também afirmou que a população está convocada "a celebrar a independência em todas as praças públicas no dia 20 de julho".

Trata-se do Dia da Independência do país, um dos principais feriados da Colômbia. Este ano, além dos tradicionais desfiles e cerimônias oficiais que marcam a data, haverá também protestos, se a população responder ao chamado de Petro. A aposta da direita é que a manifestação será um fracasso.

Nenhum comentário: