16/12/2025

LIGEIRINHAS

Ligeirinhas

TRAÍRÃO: O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) afirmou que a saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do general Augusto Heleno está fragilizada e defendeu que seja concedida prisão humanitária para ambos. No caso de Bolsonaro, o militar avaliou que o líder conservador “anda no fio da navalha, e pode morrer de um dia pro outro”. – O general Heleno apresenta problemas de saúde há algum tempo, como qualquer pessoa que chegou aos 78 anos submetida às tensões normais da vida militar e depois às enfrentadas em outros momentos. Óbvio que isso causa sequelas, e foi mostrado ao Alexandre de Moraes que seria necessária a prisão domiciliar dele, assim como a do Bolsonaro. É outro que, qualquer coisa… O Bolsonaro é aquele cara que anda no fio da navalha, pode morrer de um dia pro outro – declarou. Falou o Trairão!


FUGA: María Corina Machado, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, sofreu uma fratura vertebral após deixar a Venezuela na semana passada, anunciou sua porta-voz nesta segunda-feira (15).– A fratura vertebral está confirmada. Por ora, nenhuma outra informação será divulgada além do que consta no artigo – afirmou Claudia Macero, referindo-se a um artigo publicado no jornal norueguês Aftenposten.


FATO: O deputado Alfredo Gaspar (União), relator da CPMI do roubo bilionário a aposentados e pensionistas do INSS, reagiu estarrecido à decisão do ministro do STF Dias Toffoli de proibir o acesso da comissão aos dados de quebra de sigilo bancário, fiscal e telemático de Daniel Vorcaro e de outros diretores do Banco Master presos na Operação Compliance Zero, da Polícia Federal. 'Investigar poderosos neste País é praticamente impossível', desabafou o experiente procurador do ministério público. Gaspar admite não ver luz no fim do túnel: 'É uma pena termos chegado a esse estágio. O Brasil, cada vez mais, se afasta da democracia.'


ADIADA: A Câmara dos Deputados decidiu adiar para 2026 a votação da PEC da Segurança Pública e do PL Antifacção. A reunião prevista para esta terça-feira (16) foi cancelada a pedido dos líderes partidários, que reconheceram que o tema dividiria a Casa neste final de ano, segundo informações do Metrópoles. O PL Antifacção havia avançado com dificuldade na Câmara, mas foi aprovado por unanimidade no Senado no dia 10. O relator, Alessandro Vieira , manteve a criação do tipo penal de facção criminosa, instituiu um fundo nacional de combate ao crime organizado e rejeitou alterações polêmicas propostas pelo governo Lula.


CASSADOS: São Miguel do Gostoso (RN) enfrenta nova crise política após a Justiça Eleitoral da 14ª Zona de Touros cassar pela segunda vez os diplomas do prefeito e do vice eleitos em 2024. As decisões apontam abuso de poder político e uso indevido da máquina pública, beneficiando diretamente Leonardo Teixeira da Cunha e João Eudez Rodrigues da Silva. A primeira sentença registrou aumento de 93% nas contratações temporárias em ano eleitoral, sem concurso e desrespeitando decisão judicial anterior.


VERO: Moro em Ceará Mirim/RN há 62 anos e precisou de todo esse tempo para tomar conhecimento que na 'Terra do Barão' tem tribo de índios com cacique e tudo. Realmente, somos ricos culturalmente! 😅


ENCONTRO: O vice-governador do Rio Grande do Norte e presidente estadual do MDB, Walter Alves, tem agenda oficial em Brasília nesta terça-feira (16), quando participará de um encontro com o presidente nacional do PT, Edinho Silva. Entre as pautas, está o alinhamento para a sucessão do Rio Grande do Norte, que ocorrerá em abril de 2026, quando a governadora Fátima Bezerra deixará deixar o cargo para disputar o Senado Federal.


BLOQUEIOS: Nesta segunda-feira (15), a mulher do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), Rebeca Ramagem, publicou um vídeo nas redes sociais para dizer que teve as contas bancárias bloqueadas. Ela afirmou que está pagando um preço por ser casada com o parlamentar. Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão na ação penal que apurou uma tentativa de golpe de Estado. Ele fugiu do Brasil em setembro, com destino a Miami, nos Estados Unidos (EUA).


HILÁRIO: É detonar o filho dos outros tendo um pior que ele dentro de casa!


APURAÇÃO: O senador Flávio Bolsonaro (PL-SP) quer que o Tribunal de Contas da União (TCU) apure a possibilidade de favorecimento indevido, conflito de interesses e uso irregular da estrutura do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) envolvendo Lulinha, filho do presidente Lula (PT). A representação foi apresentada ao órgão nesta segunda-feira (15).


INTERVENÇÃO: O governo do Estado de São Paulo afirmou que o governo federal, por meio do Ministério de Minas e Energia (MME), deve atuar “com máximo rigor no exercício do poder concedente, declarando intervenção na concessão da Enel São Paulo conforme prevê a lei federal 12.767/2012”. Em comunicado, o Executivo estadual afirmou que a renovação do contrato da concessionária, que atua em 24 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital, “representaria evidente desconsideração dos interesses e das necessidades da população”.


ASSIM: Não entendo porque esse furdunço todo com o 'negócio' das irmãs Abravanel e o SBT com Lula e Janja. Vocês esqueceram que Roberto Marinho era amigo dos generais e quando ele morreu não demorou muito para seus filhos levarem a Globo para o outro lado? Pois é...


INCONPETÊNCIA: A organização do espetáculo “Um Presente de Natal”, que não irá acontecer pela primeira vez em 28 anos de tradição no Rio Grande do Norte, divulgou uma nota pública rebatendo a explicação apresentada pelo Governo do Estado para a não liberação de recursos via Lei Câmara Cascudo. Diana Fontes, diretora e produtora cultural, responsável pelo espetáculo, apontou “falta de gestão e transparência”.


SARMAR: O Exército Brasileiro abriu procedimento administrativo para avaliar a cassação do porte de armas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de oficiais-generais condenados e presos por envolvimento na tentativa de golpe de Estado. A medida ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar o trânsito em julgado das condenações, encerrando a possibilidade de novos recursos.


ENTONSE: Você é um daqueles sem futuro que só se aproxima de uma pessoa quando precisa sugar alguma coisa dela? ENTONSE..... Lasque!


SIFU: A fuga do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) provocou uma mudança significativa nos procedimentos da Polícia Federal envolvendo passaportes diplomáticos. A PF passou a revisar todas as rotinas internas relacionadas a esse tipo de documento e decidiu incluir o bloqueio também nas bases da Interpol, rede internacional de cooperação policial que reúne 196 países.


FILOSOFANDO: 'Quem sou eu? Sou a alegria de quem me ama. A tristeza de quem me odeia e a ocupação de quem me inveja!


ABRAÇO: Abraço para meus amigos William Ferreira e Teresa Ramalho. Gente do bem!


NIVER: Parabenizar por mais um natalício, os amigos Alan Oliveira, William Gledson, Luiza Moreira, Everaldo Lira e Jarbas Cavalcante. Feliz Aniversário!

Nenhum comentário: