14/11/2025

BRASIL X EUA - ACABOU A QUÍMICA, VAMOS A MATEMÁTICA!

Nova reunião sobre tarifaço entre EUA e Brasil termina sem resultados

O secretário do Departamento de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, se encontraram em Washington nesta quinta-feira, 13. Os dois discutiram o aumento de 50% nas tarifas sobre produtos brasileiros, imposto pelo presidente Donald Trump em agosto. O encontro, contudo, terminou sem o anúncio de um acordo sobre o tarifaço.

Rubio e Vieira se encontraram pela terceira vez desde que o secretário norte-americano foi designado principal negociador das tarifas. A iniciativa integra o esforço diplomático iniciado depois da primeira reunião bilateral entre Lula e Trump. Em 26 de outubro, na Malásia, ambos concordaram em retomar as negociações comerciais.
EUA sinalizam que produtos podem ganhar isenção do tarifaço

Rubio e Vieira tiveram inicialmente uma conversa de dez minutos, seguida de uma reunião ampliada de cerca de uma hora com representantes dos dois países. Pelo Brasil, participaram Maria Luiza Ribeiro Viotti, embaixadora em Washington; Joel Sampaio, chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social; Ricardo Monteiro, chefe de gabinete; Philip Fox-Drummond Gough, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty; e Fernando Sena, número dois da embaixada brasileira.


Nos bastidores, o Itamaraty mantinha expectativa positiva e aguardava que as equipes aprofundassem discussões técnicas antes de um novo encontro presidencial. Autoridades norte-americanas, por sua vez, sinalizaram a possibilidade de isentar produtos específicos, como café e bananas. Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, afirmou que o governo fará “anúncios substanciais” nos próximos dias para reduzir os impactos sobre produtos não fabricados nos EUA.

Mesmo depois de declarações amistosas na primeira reunião, em Kuala Lumpur, os dois países não adotaram nenhuma medida prática e encerraram o encontro em Washington sem avançar formalmente sobre o tarifaço.

revistaoeste

Nenhum comentário: