França vive dia de protestos contra o governo
O movimento “Bloqueemos tudo” levou 175 mil pessoas às ruas da França nesta quarta-feira (10), mas não conseguiu paralisar o país. O governo mobilizou 80 mil policiais e registrou 473 detenções, sendo 203 na região de Paris.
As manifestações ocorreram em quase mil pontos e tiveram episódios de tensão. Houve bloqueios em rodovias e estações de trem, além de paralisação em cerca de cem escolas. Em Paris, parte do centro foi fechado e ocorreram saques em Les Halles, área comercial da cidade.
Um restaurante asiático chegou a pegar fogo, mas sem deixar vítimas. O ministro do Interior, Bruno Retailleau, criticou os protestos e disse que foram distorcidos pela “extrema esquerda” com “ações violentas”.
O movimento começou como reação ao plano de cortes do então premiê François Bayrou, derrubado nesta semana pela Assembleia Nacional. O novo chefe de governo, Sébastien Lecornu, aliado de Emmanuel Macron, ainda não apresentou sua proposta orçamentária.
Manifestantes afirmam que protestam contra a má distribuição de renda e a postura de Macron.
Nenhum comentário:
Postar um comentário