03/09/2025

LIGEIRINHAS

Ligeirinhas

TIRANO: Nesta terça-feira (02), o deputado federal Zé Trovão (PL-SC) criticou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e disse que ele pode ser comparado a Adolf Hitler. Ele citou como exemplo o episódio de Clezão, um dos presos pelo 8 de janeiro que morreu na cadeia. As declarações foram dadas ao comentar o depoimento de Eduardo Tagliaferro à Comissão de Segurança Pública do Senado.


RETALIAÇÃO: A crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos atingiu um novo patamar de tensão hoje, com a revelação de que uma série de medidas de retaliação estão oficialmente sobre a mesa do presidente Donald Trump. A informação, publicada pelo jornalista Caio Junqueira, da CNN Brasil, traz à tona um cenário de confronto potencialmente inédito nas relações entre os dois países.


FATO: O prefeito de Ceará-Mirim/RN exonera Rodolfo Fernandes Cabral, do cargo de provimento em comissão de Controlador Geral do Município , junto à Controladoria Geral do Município e Nomeia Alexandre Santos de Azevedo, para ocupar o mesmo cargo. Publicado no Diário Oficial dos Municípios no dia 02/09/2025.


INDENIZAÇÃO: A Justiça do Rio de Janeiro decidiu aumentar de R$ 8 mil para R$ 12 mil a indenização que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) terá que pagar ao influenciador digital Felipe Neto. A decisão, proferida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), reverteu parcialmente a sentença inicial. A sentença, que é de novembro de 2024, foi contestada por Felipe Neto. Ele recorreu pedindo um valor maior, alegando que sua imagem foi usada de forma vexatória e com finalidade de obtenção de lucro. O deputado havia feito uso, sem autorização, da voz e imagem do influenciador para criticar seus posicionamentos.


DESFALQUE: O técnico Gerson Gusmão pode ter mais uma baixa na equipe do América contra o jogo decisivo contra o Santa Cruz. Titular absoluto da posição, o lateral-direito Ricardo Luz foi denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e corre risco de desfalcar o alvirrubro na partida deste domingo (07).


VERO: A proposta do Ministério dos Transportes em desobrigar aulas para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) segue gerando polêmica e críticas de profissionais que atuam na área. Uma alternativa para os candidatos seria a contratação de instrutores via aplicativos, semelhante ao que já existe para transporte. No entanto, o sistema apelidado de 'uberização' da CNH é visto pelo governo como uma forma de democratizar o acesso. Por outro lado, as autoescolas representadas alertam para riscos de fraudes, queda na qualidade do ensino e impactos diretos na segurança viária.


LASCOU-SE: A PF (Polícia Federal) indiciou uma passageira que gritou, hostilizou e tentou agredir o ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), durante um voo de São Luís (MA) para Brasília, na tarde de segunda-feira (1º). Segundo a PF, a mulher, identificada como Maria Shirlei Piontkievicz, foi indiciada por injúria qualificada, que consiste na injúria em que o autor utiliza meios de comunicação para a divulgação, ou seja, ofender a dignidade ou o decoro de alguém em público ou por meios que facilitem a divulgação. Lá se vai mais 14 anos de prisão só por ter falado algumas verdades!


SAIU: O lateral-esquerdo Davi Gabriel não faz mais parte do elenco do América. A rescisão do contrato do jogador com a SAF foi oficializada no BID da CBF nesta terça-feira (02), dia em que fecha a janela de transferências no Brasil. O destino do atleta será o Criciúma, equipe catarinense que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.


HILÁRIO: É o político achar que está eleito tomando como base pesquisas eleitorais!


PESQUISA: O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem igualdade em desaprovação e aprovação, segundo pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta terça-feira (02). São 49% que desaprovam a terceira administração do petista. Outros 47% aprovam. Não sabe ou não respondeu fica em 4%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Na avaliação, são 38% que consideram o governo como ruim ou péssimo. Já 31% acham bom ou ótimo. Regular fica em 29%. Não sabe ou não respondeu são 2%. Foram entrevistadas 2.500 pessoas pela Real Time Big Data, em levantamento contratado pela Record, entre os dias 28 e 30 de agosto, por telefone. O nível de confiança é de 95%.


JULGAMENTO: Terminou às 17h53 desta terça-feira (02) o primeiro dia do julgamento, pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), da ação penal sobre o que seria um plano de golpe contra o resultado da eleição de 2022. O dia iniciou com a leitura do relatório do ministro Alexandre de Moraes e com a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentando a acusação, pela manhã. Já à tarde, houve a sustentação oral das defesas de quatro dos oito réus do 'núcleo 1', ou 'núcleo crucial' da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). O julgamento retoma na manhã desta quarta-feira (03), com a sustentação oral das defesas dos réus restantes – incluindo os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


ASSIM: Bancos brasileiros receberam nesta terça-feira (02) uma carta do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos com questionamentos sobre a aplicação da Lei Magnitsky. O comunicado do Ofac, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, que pertence ao Tesouro americano, pergunta quais ações foram ou estão sendo tomadas pelas instituições para cumprir a sanção aplicada ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).


DANOU-SE: Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), afirmou em audiência da Comissão de Segurança Pública do Senado nesta terça-feira (02) que seria 'o maior prazer da sua vida' realizar uma acareação junto ao magistrado. A medida é utilizada na Justiça para confrontar duas ou mais pessoas com depoimentos contraditórios.


OMISSÃO: O caso envolvendo Igor Cabral, que espancou companheira em elevador, ganhou novos desdobramentos no sistema prisional potiguar. Documentos revelam que oito policiais penais foram oficialmente notificados pela Corregedoria e precisam apresentar defesa por escrito no prazo de cinco dias úteis. Os servidores são investigados por suposta omissão durante uma agressão sofrida por Igor Cabral já dentro da prisão. O procedimento é preliminar e tem caráter investigativo: após analisar as explicações apresentadas, a Corregedoria decidirá se arquiva o caso ou se abre um processo administrativo disciplinar, que pode resultar em punições.


ENTONSE: Você é um daqueles políticos que acredita que os 'desafetos'/'amigos' vão caminhar sempre com você? ENTONSE..... Lasque!


CRÁPULA: O líder do PT na Câmara dos Deputados, deputado Lindbergh Odebrecht Farias (RJ), afirmou nesta terça-feira (02), que cresceu entre os líderes partidários uma tendência para que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), inclua na pauta do plenário o projeto que concede anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. O petista manifestou desespero com a crescente articulação para que o perdão concedido pelo Estado seja pautado.


FILOSOFANDO: 'Como posso te pedir ajuda, se você é o problema?'


ABRAÇO: Para meus amigos Vicente Barbosa e Norberto Alves. Gente do bem!


NIVER: Parabenizar por mais um natalício, os amigos Roberto Pereira e Ilane Ester. Feliz Aniversário!

Nenhum comentário: