12/09/2025

ABESTADA: ESTAGIÁRIA QUE POSTOU 'FUX TEM QUE MORRER' FOI DEMITIDA DA CÂMARA LEGISLATIVA DE BRASÍLIA

Câmara do DF demite estagiária que postou “Fux tem que morrer”

Uma estagiária da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) foi demitida após publicar a frase “Fux tem que morrer” em um perfil pessoal nas redes sociais, nesta quarta-feira (10). A jovem atuava no setor de comunicação da Casa Legislativa, e é estudante de audiovisual na Universidade de Brasília (UnB).

A postagem foi feita durante o voto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux no julgamento do chamado núcleo 1 da suposta tentativa de golpe de Estado. O magistrado divergiu dos colegas e se posicionou em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo informações da coluna Grande Angular, do portal Metrópoles, o desligamento da estagiária ocorreu após o deputado distrital Robério Negreiros (PSD) encaminhar prints do post à Diretoria de Recursos Humanos da CLDF, cobrando providências em relação ao caso.

Em parecer que durou mais de 12 horas, o ministro Luiz Fux votou para condenar o ex-ajudante de ordens da Presidência, tenente-coronel Mauro Cid, por envolvimento em planos violentos, e o ex-ministro da Casa Civil, general Walter Braga Netto, por financiar atos contra o também ministro Alexandre de Moraes.

Os demais seis investigados do núcleo 1 foram absolvidos pelo magistrado por ausência de provas de participação efetiva. São eles: o ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-ministro de Segurança Institucional Augusto Heleno, ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira.

Além de Fux, já votaram Moraes e Flávio Dino. Até o momento, o placar está 2 a 1 para condenar os réus. Faltam os posicionamentos de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Nenhum comentário: