José Vanildo confirma mudanças nas regras da próxima Copa do Nordeste
O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, confirmou que a Copa do Nordeste deve passar por uma reformulação para a temporada de 2026 visando uma maior qualificação e adequação ao calendário nacional. O dirigente, encarregado pelos estudos, explicou que as alterações estão sendo discutidas com a Diretoria de Competições e que uma nova estrutura para o torneio já está delineada. Ele evitou se aprofundar mais no tema porque a nova diretoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) planeja um evento para anunciar oficialmente as mudanças em conjunto com outras competições nacionais.
“Já temos uma diretriz de modificações no sentido de aprimorar, qualificar e fazer uma melhor adequação da Copa no calendário nacional. Mas não posso divulgar ainda, pois isso será feito num anúncio coletivo, envolvendo estaduais, Série B, Série C e Copa do Brasil”, destacou.
Nas últimas semana a CBF realizou reuniões com os representantes de clubes das Séries C, D e até das equipes que não se encontram em nenhuma divisão do futebol nacional, para avaliar a condições de alterar a Série D que pode passar por transformações importantes em sua fórmula de disputa e daqui a dois ou três anos passar a ser um espelho do que já estamos vendo na Série C.
Por isso está sendo avaliada também a criação de mais uma série dentro do futebol nacional, com a finalidade de abranger uma quantidade maior de clubes, evitando que, para muitos, a temporada seja restrita apenas à disputa dos estaduais.
Segundo Vanildo, algumas alterações já consideram o calendário do próximo ano, que será marcado pela realização da Copa do Mundo, e visam evitar sobreposições que atrapalhem os clubes. “Esse ajuste é fundamental”, reforçou.
Já em relação ao Campeonato Potiguar, que já definiu a data para o início da Segunda Divisão, o trabalho da FNF também é voltado para valorizar mais a competição da atual temporada. Prevista para iniciar no dia 5 de outubro, ela vai reunir cinco agremiações em busca de uma vaga na elite do futebol local.
Com a desistência do RN, que focou o seu trabalho apenas para as divisões de base, sete clubes estarão disputando as duas vagas ofertadas para o próximo Campeonato Estadual: Alecrim, Baraúnas, Mossoró Esporte Clube, Potyguar Seridoense, QFC, Univap e Visão Celeste.
José Vanildo aprovou as modificações e fez elogios ao número de participantes confirmados, destacando, ainda, o caráter coletivo das decisões que nortearam o regulamento.
“Achei que foi um bom número de participantes. Procuramos ver o melhor critério. As decisões foram feitas de forma coletiva. Além do mais, ela tem um atrativo grande, com o acesso de dois clubes. Esse detalhe vai dar uma competitividade muito forte e auxiliar na qualificação dessas equipes também, eu não tenho dúvida.”
Questionado sobre a possibilidade de ampliar o número de clubes na Primeira Divisão, o dirigente se mostrou cauteloso. Ele apontou as limitações estruturais e orçamentárias como impeditivos para esse crescimento no momento.
TN
Nenhum comentário:
Postar um comentário