24/08/2025

CAMPEONATO RASILEIRO SÉRIE C: PARA SOBREVIVER O ABC INICIA O DESAFIO DOS SEIS PONTOS

ABC inicia o desafio dos seis pontos para sobreviver

Após desperdiçar diversas oportunidades de entrar no G-8 e se afastar da zona de rebaixamento, especialmente em jogos como mandante — condição na qual ainda não venceu nesta Série C —, o ABC e sua torcida voltam a conviver com o fantasma da queda. O clube entra nas duas últimas rodadas na base do “Deus nos acuda”: precisa conquistar seis pontos para garantir a permanência. O desafio começa neste domingo (24), diante do já rebaixado Retrô, na Arena Pernambuco, às 19h.

Manter a equipe na terceira divisão nacional, em 2025, será o maior título que o Alvinegro poderá oferecer à sua torcida apaixonada. A temporada foi marcada por frustrações: eliminação na pré-Copa do Nordeste para o Maracanã, queda na primeira fase da Copa do Brasil diante do Olaria, perda de receitas e dificuldades constantes com o elenco.

Com duas vitórias e uma combinação de resultados possível, o Alvinegro ainda pode terminar a competição até na 11ª colocação. Mas o objetivo real é escapar do rebaixamento. Para isso, basta terminar à frente de pelo menos dois adversários diretos, numa batalha campal que promete se intensificar entre os clubes da parte de baixo da tabela a partir desta rodada.

A campanha potiguar até aqui é crítica: apenas duas vitórias, 11 empates e quatro derrotas. O aproveitamento de 33,3% está abaixo da linha de corte projetada pelos matemáticos — entre 22 e 23 pontos. Assim, o cenário é claro: o ABC precisa vencer o Retrô, fora, e o Itabaiana, em Natal, para chegar aos 23 pontos e se salvar sem depender do auxílio de terceiros.

Qualquer outro resultado mantém o risco em níveis altíssimos. Com quatro pontos (21 no total), o time dependeria de tropeços de Itabaiana, Figueirense, Anápolis e Botafogo-PB. Com apenas uma vitória (20 pontos), a queda se tornaria praticamente inevitável. Nesta situação a salvação só ocorreria se o Itabaiana somar apenas um ponto nos seis que ainda vai disputar e o Anápolis perder os jogos contra Londrina e Botafogo-PB.

O drama dos torcedores aumenta pelo histórico recente: há mais de cinco meses o ABC não vence em casa, fator que amplifica a tensão para a rodada final, quando as projeções da comissão técnica apontam que o clube deve enfrentar o Itabaiana em um jogo de vida ou morte na Arena das Dunas. O peso da responsabilidade se soma à ansiedade da torcida, que acompanha cada simulação de tabela em busca de esperança diante de tantos fatos negativos.

A 18ª rodada promete ser um verdadeiro teste cardíaco para os abecedistas. Além da obrigação de vencer o Retrô, o Alvinegro precisa torcer para derrota ou empate do Itabaiana contra o Maringá, tropeço do Anápolis diante do Londrina e para que Figueirense e Botafogo-PB não avancem na pontuação. Esses resultados manteriam os concorrentes na alça de mira para o “juízo final” da última rodada.

Alcançar as duas vitórias necessárias é crucial para os planos futuros. A permanência asseguraria estabilidade para o planejamento de 2026. O Alvinegro pode garantir o retorno à fase de grupos da Copa do Nordeste, em caso de alteração nos critérios de classificação da CBF. A vaga na competição regional representaria receita extra e o alívio financeiro que a gestão de Eduardo Machado não teve em seu primeiro ano, marcado por dificuldades na formação de um elenco que nunca conseguiu engrenar.

Nenhum comentário: