Professor da UFRN leva cuspida no rosto após discurso em colação de grau
Um momento de celebração para centenas de estudantes universitários, junto a seus familiares e amigos, deu lugar a um momento de desrespeito e agressão na noite dessa quinta-feira (14). O professor Adriano Gomes, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi alvo de uma cuspida no rosto após discursar na cerimônia de colação de grau para alunos concluintes dos cursos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.
O professor foi escolhido orador das turmas concluintes, na cerimônia que ocorreu no Ginásio Poliesportivo I, no campus Natal. Adriano Gomes relatou, em vídeo divulgado nas redes sociais, que foi surpreendido durante a dispersão das pessoas, já após o fim do evento, por um homem que o puxou pela beca. Segundo ele, a ação foi motivada por ter dito no seu discurso a frase “fascismo nunca mais”.
“Eu fui surpreendido por um senhor desconhecido que me puxou pela beca, por trás, e veio com impropérios, desferindo palavras de baixo calão. E eu fiquei absolutamente surpreso. Ele me dizia, que a expressão que eu utilizei (fascismo nunca mais) foi muito mal colocada porque aqui no Brasil não existe nem nunca existiu fascismo”, detalhou o professor universitário.
Ainda conforme o relato dele, o homem teria dito: “vocês foram responsáveis por colocar um ladrão no poder”. Após isso, o agressor cuspiu na cara do professor. “Não fosse a intervenção de colegas que estavam próximos a mim, eu seguramente teria sido agredido fisicamente para além da agressão verbal”, disse.
Leia nota da UFRN
“A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) presta solidariedade ao professor Adriano Gomes, do Departamento de Comunicação (Decom), em virtude da agressão sofrida ao final da solenidade de Colação de Grau do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), ao mesmo tempo em que reitera o repúdio a qualquer tipo de violência, preconceito ou discriminação.”
TN
Nenhum comentário:
Postar um comentário