05/07/2025

POBRE BRASIL: LÁ VEM O IRÃ DESCENDO A LADEIRA

Chanceler do Irã está a caminho do Brasil para participar do Brics

O chanceler do Irã, Abbas Araghchi, se deslocou nesta sexta-feira (4) para o Brasil, a fim de representar o país na Cúpula de Líderes do Brics, segundo integrantes da chancelaria iraniana. Ele deve chegar ao Rio de Janeiro na tarde ndeste sábado (5).

Até o momento, o representante do país não foi confirmado oficialmente pela organização brasileira, mas diplomatas do Brasil já admitiram que o presidente Masoud Pezeshkian não virá, como planejado.

Abbas Araghchi chefiará a delegação do Irã na cúpula, tida por Teerã como um momento para reagir de forma mais ostensiva aos ataques aéreos realizados por Israel e Estados Unidos.

Os negociadores iranianos pressionaram por mais apoio dos demais países do Brics na Declaração de Líderes – e enfrentam resistências de países como Índia, Egito, Etiópia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Eles têm com afinidades políticas e relações de segurança mais próximas com Washington e até com Tel-Aviv.

O governo considerou a ausência de Pezeshkian justificável, em virtude do confronto recente com Israel.

Mas ainda assim, tudo estava programado para que ele viesse. Uma lista consultada há dois dias ainda continha o nome do presidente como chefe da comitiva iraniana.

A base da delegação será o Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, onde dez integrantes do governo já trabalhavam nos preparativos, com reserva de 70 quartos em três andares e até cozinheiros iranianos.

Segundo diplomatas, a reabertura do espaço aéreo era uma questão relevante em Teerã, pois os bombardeios teriam danificado o sistema de radares da aviação civil e o governo teria que consertá-lo e passa por dificuldades técnicas ligadas à falta de equipamentos e fornecedores, uma consequência das sanções.

Isso atrapalharia decolagens de aviões oficiais, e a chancelaria chegou a considerar para outra viagem regional o deslocamento por terra do ministro até o Azerbaijão.

AE

Nenhum comentário: