Governo brasileiro vai tornar obrigatória biometria para acesso a benefícios sociais
O governo brasileiro implementará a biometria como requisito para acessar benefícios sociais, como o Bolsa Família, visando aumentar a segurança e eficiência dos serviços públicos. A medida faz parte de um pacote de transformação digital que inclui a nova Carteira de Identidade Nacional e aplicativos para verificação de identidade. Além disso, novas regras de governança de dados foram estabelecidas para proteger informações sensíveis.
Receber benefícios sociais como o Bolsa Família vai exigir, em breve, a validação da identidade por meio de biometria digital ou facial. A exigência faz parte de um pacote de medidas de transformação digital do Estado, anunciado nesta quarta-feira, que busca tornar os serviços públicos mais seguros e eficientes. Segundo o governo, a biometria vai ajudar a evitar fraudes e garantir que os benefícios cheguem a quem realmente tem direito.
— A ideia é que tudo que envolva pagamento de benefício público seja biometrizado — afirmou Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão.
A biometria será incorporada de forma gradual, com base nos dados coletados pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que soma cerca de 30 milhões de emissões, e integrada a diferentes bases biométricas que já abrangem dados de cerca de 150 milhões de pessoas.
O governo também fechou um acordo com a Caixa Econômica Federal para usar a base biométrica do banco no pagamento dos benefícios, ampliando o atendimento presencial nas agências.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário