14/07/2025

MEMBROS DO BRICS ESTÃO PROCURANDO TRUMP PARA NEGOCIAR TARIFAS - E AGORA, LULA DA SILVA?

Membro do Brics, Índia negocia redução de tarifas com Trump

A Índia, que compõe o Brics, está avançando em sua negociação junto ao governo dos Estados Unidos para reduzir as tarifas para menos de 20%, o que a colocaria em condição privilegiada no comércio internacional quando comparamos aos demais países da região asiática.

A Índia acredita que não sofrerá tarifas adicionais, uma realidade bem distinta de outros países que foram notificados no decorrer da última semana. Este acordo provisório em andamento garantiria que o país asiático resolvesse pendências antes do anúncio de um acordo definitivo, se livrando de uma taxação mais severa.

Uma vez que consiga o resultado almejado, a Índia gozaria da vantagem de pertencer a um seleto grupo de nações que obtiveram a redução tarifária junto ao governo Donald Trump.

O republicano anunciou imposto de até 50% a alguns parceiros comerciais, notícia que pegou muitos deles de surpresa. Assim como o Brasil, o prazo final das negociações se encerram no último dia de julho e a implementação tributária passa a vigorar a partir de 1º de agosto.

Na contramão dos interesses de seu país, Lula sobe o tom e ameaça adotar a “reciprocidade” para com a maior potência econômica do mundo, agravando ainda mais a crise diplomática com os Estados Unidos. O petista sugere impor as mesmas tarifas aos produtos americanos.

Nenhum comentário: