No RN, 85,7% da população com mais de dez anos tem celular
No Rio Grande do Norte, 2,7 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade possuíam telefone móvel, equivalente a 85,7% dessa população em 2024. A Região Metropolitana de Natal apresentou os maiores percentuais, com destaque para as mulheres, que atingiram 90,4% para esse indicador. Os dados são oriundos do módulo temático de Tecnologia da Informação e Comunicação da PNAD Contínua Anual – 2024, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo IBGE.
Quanto à posse de telefone celular para uso pessoal, por sexo, observou-se que houve expansão entre homens e mulheres no Rio Grande do Norte. Em 2024, 83,3% dos homens e 87,9% das mulheres possuíam celular, frente a 73,3% e 78,7%, respectivamente, em 2016.
Uso de internet pelo celular
O uso da internet pelo celular alcançou quase a totalidade dos usuários no RN. Em 2024, 99% dos estudantes e 96,8% dos não estudantes com celular acessaram a internet por meio do aparelho. Na Região Metropolitana de Natal, os percentuais foram de 98,9% e 97,8%, respectivamente.
Segundo o IBGE, esses dados demonstram que o celular se tornou o principal instrumento de inclusão digital, independentemente da condição de estudante. A conectividade móvel favorece o acesso à informação, serviços públicos e plataformas educacionais, especialmente em contextos de maior vulnerabilidade social ou em áreas com acesso restrito à internet fixa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário