Lula reage à declaração de Donald Trump em defesa de Bolsonaro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu, nesta segunda-feira (7), à fala de seu homólogo nos Estados Unidos, Donald Trump, em apoio ao ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL). Em postagem nas redes sociais, o petista disse que “a defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros” e destacou que “somos um país soberano”.
– Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de Direito – escreveu o presidente, sem citar diretamente Donald Trump.
Lula se posicionou após o republicano afirmar que Bolsonaro “não é culpado de nada, além de lutar pelo seu povo” e apontar uma perseguição contra o líder conservador.
– O Brasil está fazendo uma coisa terrível com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! – assinalou.
Trump elogiou Bolsonaro, afirmando que ele foi um líder “forte” e que realmente “amava seu país”, além de ser um negociador “muito firme” nas questões comerciais.
– Sua eleição foi muito apertada e agora, ele está liderando nas pesquisas. Isso não é nada mais, nada menos, do que um ataque a um oponente político, algo que eu sei muito sobre! Aconteceu comigo, vezes 10, e agora nosso país é o “MAIS QUENTE” do mundo! O Grande Povo do Brasil não vai tolerar o que eles estão fazendo com seu ex-presidente – assinalou.
O republicano ainda prometeu assistir à “caça às bruxas” contra Bolsonaro, sua família e apoiadores “muito de perto”.
– O único julgamento que deveria estar acontecendo é um julgamento pelos eleitores do Brasil, chama-se eleição. DEIXE BOLSONARO EM PAZ! – finalizou.
Em resposta, Bolsonaro disse ter recebido “com muita alegria” as palavras do presidente Trump e disse ser alvo de uma aberração jurídica, similar à que o republicano enfrentou.
– Agradeço ao ilustre presidente e amigo. V. Exa. passou por algo semelhante. Foi implacavelmente perseguido, mas venceu para o bem dos Estados Unidos e dezenas de outros países verdadeiramente democráticos. Sua luta por paz, justiça e liberdade ecoa por todo o planeta. Obrigado por existir e nos dar exemplo de fé e resiliência – concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário