27/07/2025

ARENA MULTIUSO - FRASQUEIRÃO A CAMINHO DESSA TRANSFORMAÇÃO

Estádio Frasqueirão ruma para se transformar em uma arena multiuso

Em busca de ampliar o leque de arrecadações do ABC, o presidente Eduardo Machado iniciou um estudo de viabilidade para transformar o estádio Frasqueirão em mais um espaço multiuso de Natal. A meta é criar um espaço que além do futebol possa sediar grandes eventos culturais, shows e feiras. A iniciativa, que conta com o apoio de especialistas e já recebe acenos positivos até de alas da oposição no clube.

O primeiro passo concreto foi dado com uma detalhada vistoria técnica realizada em parceria com a Athos Instalações e Projetos, empresa de renome na produção de eventos como Carnatal e o São João de Natal. O objetivo foi avaliar as adequações necessárias na estrutura para garantir segurança e fluidez operacional em eventos de grande porte.

“O Frasqueirão já possui seu Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) em dia, com capacidade para 15 mil pessoas”, explica Cassio Antunes, Diretor de Projetos da Athos. “O foco principal será nas adequações de acesso e saída de emergência do gramado para transformar o Frasqueirão em um espaço versátil e seguro para receber grandes espetáculos.”

A visão da diretoria, expressa pelo presidente Eduardo Machado, é clara: o caminho para o sucesso do projeto passa pela colaboração com quem entende do ramo. Reconhecendo que o clube não possui a expertise necessária para promover grandes eventos, a busca por parceiros na área será a estratégia inicial.

“Eu acho que o caminho mais lógico e mais seguro é o clube buscar parcerias com os produtores de eventos”, afirmou Machado. “Podemos entrar como sócios ou simplesmente locando o espaço. De uma forma ou de outra, é uma maneira que a gente vê de rentabilizar um estádio que hoje só funciona praticamente em dias de jogos.”

O projeto vai cumprir um grande cronograma e será desenvolvido em fases. A primeira, já em andamento com a Athos, é o estudo de viabilidade, analisando logística, operação e licenças. “Isto feito, a gente vai ter uma dimensão real do que será preciso fazer para adequar a nossa praça esportiva”, destacou o presidente. A partir desse diagnóstico, o passo seguinte será trabalhar para atrair os investidores. “Vejo com bons olhos uma parceria para que esse investimento possa ser feito pela iniciativa privada e que a empresa possa explorar, junto com o clube, eventos no Frasqueirão para ter seu devido retorno financeiro.”

Questionado sobre as expectativas de faturamento, Eduardo Machado estabeleceu uma meta inicial ambiciosa. “Eu imagino que, a partir do momento que a gente já esteja com o estádio completamente adaptado, que o ABC possa, pelo menos, pagar uma folha total no ano com essas receitas oriundas de outros eventos”, projeta o dirigente que se conseguir tocar o processo adiante, terá o seu nome definitivamente marcado na administração do clube.

O torcedor, que sempre foi apontado como a alma do clube, também deve fazer parte desse processo. O presidente considera fundamental que os sócios tenham vantagens nos futuros eventos, embora os detalhes ainda dependam do modelo de negócio a ser fechado. “Acho muito razoável e muito sensato por parte do clube que o sócio-torcedor tenha descontos exclusivos nos eventos que venham a ser realizados”, adiantou.

Apesar da empolgação com o novo projeto de negócios, a diretoria garante que o futebol não será deixado de lado, pelo simples fato dele ser a razão da vida do ABC. “É claro que o futebol sempre vai ser prioridade”, garantiu Eduardo Machado, explicando que a conciliação dos calendários será discutida em uma fase mais avançada do projeto, mas que essa questão não terá nem discussão.

A iniciativa conta com a aprovação até da ala de conselheiros integrantes do grupo de oposição à atual gestão. Wilson Cardoso, que se identifica como membro do grupo, já manifestou seu apoio. “Não estou na Diretoria, pois sou oposição e nunca fui procurado nesta gestão para colaborar. Entretanto, acho muito válida esta iniciativa”, ressaltou Cardoso.

Ele lembrou que o estádio já teve experiências pontuais fora do futebol. “Eventos de maior porte só sediou a pedido da PM num Natal do PROERD, onde até Papai Noel desceu de helicóptero no gramado, há mais de dez anos. Depois, de médio porte, a festa do acesso à Série B há três anos”.

Também foram realizadas experiências com um evento religioso, campeonato de crossfit e shows de banda e do humorista Zé Lezin.

TN

Nenhum comentário: