Sóstenes pede suspensão de Janones na Corregedoria
O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) protocolou nesta quarta-feira (10), na Câmara dos Deputados, uma representação contra André Janones (Avante-MG), pedindo sua suspensão cautelar por quebra de decoro parlamentar durante sessão ocorrida em 9 de julho, no plenário da Casa.
Segundo o documento, Janones teria causado tumulto ao interromper o discurso de Nikolas Ferreira (PL-MG), durante a leitura de uma carta do ex-presidente dos EUA, Donald Trump. A confusão levou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a pedir a presença da Polícia Legislativa para conter os ânimos.
– O instigando, provocando, xingando e intimidando os parlamentares do Partido Liberal na própria área da bancada reservada no Plenário sem qualquer motivo ou justificativa, uma vez que não houve comportamento aético por parte dos parlamentares do PL para que o representado começasse suas provocações – diz Sóstenes no documento.
Parlamentares de outros partidos tentaram conter Janones, sem sucesso. Diante do risco de agravamento, houve pedidos para encerrar a sessão. A confusão durou cerca de oito minutos até ser contida.
Na representação, o líder do PL afirma que as atitudes de Janones violaram a Constituição, o regimento interno da Câmara e o Código de Ética. Ele também defende que diferenças políticas não podem justificar ofensas pessoais e tumultos.
O documento pede que o caso seja encaminhado ao Conselho de Ética e que, ao final, o plenário decida pela punição do deputado mineiro, podendo incluir a perda de mandato.
Assista:
Nenhum comentário:
Postar um comentário