Oposição culpa Lula pelo tarifaço: ‘A esquerda está isolando o país’
Parlamentares da oposição atribuíram a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas de 50% sobre produtos do Brasil à política externa adotada pelo presidente Lula (PT).
Os congressistas citam, ainda, decisões internas do Judiciário brasileiro, nas quais classificam que tais medidas “mancham a imagem e a segurança institucional do país perante o mundo”.
Como mostrou o Diário do Poder, o próprio Trump afirmou que essas ações pesaram na decisão.
Para o vice-líder da Oposição na Câmara, deputado federal Sanderson (PL-RS), a condução do governo petista nas relações internacionais é desastrosa.
“Lula ataca constantemente nosso maior aliado comercial, e agora quem vai sofrer é o povo brasileiro. Em vez de fortalecer parcerias com quem realmente importa, ele prefere bajular ditadores. Lula vira as costas para os interesses reais e necessários do Brasil. A responsabilidade por esse prejuízo é de Lula”, criticou.
Para o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) o governo Lula é “incopetente diplomaticamente”.
“Não se trata apenas da incompetência diplomática do governo Lula, mas também do autoritarismo judicial que o mundo inteiro está observando. As decisões desproporcionais e arbitrárias do ministro Alexandre de Moraes contra lideranças da oposição têm gerado instabilidade e preocupação internacional. A tarifa de Trump é uma resposta direta ao que vem sendo feito contra o Estado de Direito no Brasil. O país está pagando caro por escolhas ideológicas e por abusos de poder”, disparou.
O deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE) também se manifestou:
“A política externa do governo Lula tem sido marcada pela incompetência diplomática. Enquanto o mundo busca competitividade, o Brasil perde espaço porque o presidente escolheu se aliar a regimes autoritários. Quem paga essa conta são os nossos exportadores e, no fim, o povo brasileiro.”
O deputado federal Coronel Tadeu (PL-SP) citou decisões do petista de se “alinhar” com ditaduras.
“Isso é o que acontece quando um presidente prefere se alinhar a Maduro e outros ditadores, ao invés de preservar relações sólidas com parceiros comerciais de verdade. O Brasil está sendo isolado por culpa de Lula”, relembrou.
O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) criticou da mesma forma:
“A esquerda insiste em romper com aliados estratégicos para defender ditaduras. Agora, nossos produtores estão arcando com os custos de uma política externa ideológica e fracassada.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário