23/05/2025

DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA DO PT PODE TER LÍDER DO MST

Líder do MST pode entrar na disputa pela presidência do PT

João Paulo Rodrigues, uma das principais lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), está sendo cotado como possível candidato à presidência do Partido dos Trabalhadores (PT), em eleição marcada para julho.

A possibilidade ganhou força após o prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, sinalizar que pode desistir de sua própria candidatura para apoiar o dirigente sem-terra.

Durante a 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, realizada no dia 8 de maio, Rodrigues afirmou estar “muito lisonjeado” com a menção de seu nome, mas destacou que, por ora, o foco continua sendo a luta pela reforma agrária.

– Mais para frente, teremos reunião da Direção Nacional e vamos avaliar o convite que foi feito, mas não tem nenhuma conversa organizada com o PT ou alguma tendência, nem mesmo com o MST – disse.

Nos bastidores petistas, a possível candidatura de Rodrigues é vista como uma alternativa estratégica do presidente Lula, caso o nome que ele apoia oficialmente encontre resistência dentro do partido. De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, o próprio João Paulo chegou a brincar com a situação, dizendo: “como plano B, vote João Paulo do MST”.

Atualmente, o ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, é o nome defendido por Lula para assumir a presidência do PT. No entanto, sua candidatura enfrenta resistências dentro da legenda. Integrantes históricos do partido, como José Genoino e Maria do Rosário, expressam preocupação com a possibilidade de Edinho conduzir o partido a uma posição mais ao centro no espectro político.

Para esse grupo, uma eventual liderança de Rodrigues representaria um compromisso mais firme com as pautas da esquerda.

Nenhum comentário: