Padre Bianor Jr.
Roma, segunda-feira, 19 de maio de 2025
"No Senhor há paz!"
Salmo 113
Evangelho: João 14,21-26
"Quem tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e quem me ama será amado por meu Pai. Eu também o amarei e me manifestarei a ele."
Disse-lhe Judas (não o Iscariotes):
"Senhor, por que te manifestarás a nós e não ao mundo?"
Jesus respondeu:
"Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos a ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou. Essas coisas vos tenho falado enquanto ainda estou convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito."
Irmãos e irmãs,
"Quem casa quer casa", diz o ditado.
O amor humano, especialmente no ideal conjugal, anseia por um espaço exclusivo, aconchegante, propício para fazer desabrochar a flor da felicidade.
Por mais incrível que pareça, o texto do Evangelho diz a mesma coisa: fala do desejo de Deus de viver em comunhão conosco.
Jesus, o Pai e o Espírito Santo — o Deus uno e trino da fé cristã — querem fazer morada em nosso coração, em nosso ser.
Essa realidade, além da fé, pertence à esfera da mística — o mais alto nível de experiência que alguém pode alcançar em proximidade com Deus, ainda aqui na Terra.
Mas… tanta altura, para quê?
Para descer suavemente até o lado dos irmãos e irmãs mais solitários e abandonados, e amá-los como Deus ama.
(Cf. Paulinas, Viver a Palavra 2025)
Proposta do dia:
“Cercar de presença e ternura a quem mais precisa.”
Pe. Bianor Júnior
Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação
Hoje na Antiga Catedral:
16h - Louvores Marianos
16h30 - Santa Missa com os Frades do Convento Santo Antônio
Nenhum comentário:
Postar um comentário