*O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 6ª feira (25.out.2024) que a tragédia de Mariana (MG) poderia ter sido evitada não fosse pela ganância por lucros e irresponsabilidade das empresas. A declaração foi durante a cerimônia de assinatura do acordo de repactuação pelo rompimento da barragem da Samarco. “É isso que tem que ficar claro. Nós estamos fazendo reparos numa desgraça que poderia ter sido evitada, mas não foi evitada por irresponsabilidade, por ganância de lucro. É importante que a gente saiba que as questões climáticas estão acontecendo, mas o que aconteceu em Mariana não foi uma questão climática, foi uma questão de irresponsabilidade. Irresponsabilidade pura e simples com o povo da região”, declarou. Lula cobrou que todas as instituições do governo, como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e os ministérios, tenham responsabilidade com o acordo assinado. Ele quer que seus ministros apresentem projetos para os recursos e acompanhem de perto a execução das ações. “Tem vários ministérios com vários compromissos. E se a gente não der conta do recado, daqui a 20 meses, aquilo que é hoje festejado como uma conquista do maior acordo já feito, vai começar a ser cobrado do governo como a pior coisa que já aconteceu. É preciso que tenha projeto com cabeça, tronco e membros para que a gente saiba o que vai acontecer a cada ano. Porque, agora, se não acontecer, a culpa é nossa”, disse.
*O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu cancelar sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP 16), a ser realizada na cidade de Cali, na Colômbia, até 1º de novembro. A viagem está prevista para ser feita na semana que vem, como forma de prestigiar o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, mas foi cancelada por conta do quadro médico do presidente, que levou um tombo no último fim de semana. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) após Lula realizar, hoje, uma nova ressonância magnética da cabeça, feita na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libânes. O exame de imagem mostra que o quadro de Lula está “estável” em relação aos anteriores. O boletim médico do presidente sublinha, por outro lado, que Lula está apto para exercer sua rotina de trabalho apenas em Brasília, na capital federal, o que indica que ele deve continuar impedido de viajar nos próximos dias. Além disso, uma nova avaliação será feita novamente em cinco dias. O exame tem relação com a pancada na cabeça que o presidente levou ao tomar um tombo no banheiro do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, no último sábado. A queda gerou um traumatismo craniano seguido de uma pequena hemorragia cerebral. Na prática, a viagem para a Colômbia era um gesto do presidente a Gustavo Petro, que tem sido um parceiro da gestão Lula diante do impasse eleitoral na Venezuela. Desde que a crise política eclodiu no país vizinho, Lula e Petro estão atuando conjuntamente de forma a tentar conciliar uma saída para o regime do presidente Nicolás Maduro.
*O Censo 2022 do IBGE revelou um aumento significativo no número de brasileiros que vivem sozinhos e na proporção de casais sem filhos. A quantidade de domicílios unipessoais saltou de 12,2% em 2010 para 18,9% em 2022. Da mesma forma, a porcentagem de casais que optam por não ter filhos cresceu de 16,1% para 20,2% no mesmo período, refletindo mudanças nas dinâmicas familiares. Essas transformações estão ligadas ao envelhecimento da população e à diminuição das taxas de natalidade, o que gera uma demanda crescente por serviços de saúde e assistência social. O adiamento do casamento e a escolha de não ter filhos são fatores que têm contribuído para a alteração do perfil das famílias brasileiras. O levantamento do Censo classificou as unidades domésticas em quatro categorias: unissociais, nucleares, estendidas e compostas. A unidade nuclear, que inclui casais e suas famílias, continua sendo a mais prevalente, representando 64,1% do total de domicílios no país. As regiões com maior concentração de domicílios unipessoais são o Rio de Janeiro, com 23,4%, e o Rio Grande do Sul, com 22,3%. Além do envelhecimento, o aumento de residências unipessoais também é notável entre os jovens, com 52,2% na faixa etária de 18 a 24 anos e 61,4% entre aqueles de 25 a 39 anos. Atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 72 milhões de unidades domésticas, com uma média de 2,8 moradores por domicílio. A participação feminina como responsáveis por essas unidades aumentou, passando de 38,7% em 2010 para 49,1% em 2022. Além disso, pela primeira vez, a proporção de pardos entre os responsáveis superou a de brancos. Entre 2010 e 2022, a quantidade de lares com cônjuges e filhos caiu de 41,3% para 30,7%. Em contrapartida, a proporção de casais sem filhos subiu para 20,2%. O Censo também registrou 1,3 milhão de óbitos no Brasil entre agosto de 2021 e julho de 2022, com uma maior incidência de mortes masculinas na faixa etária de 15 a 34 anos, principalmente devido a causas externas.
*Paulinho Freire é o melhor deputado federal da bancado do Rio Grande do Norte, de acordo com o Ranking dos Políticos, uma iniciativa da sociedade civil que avalia o desempenho dos parlamentares do Congresso Nacional tendo como base os seguintes critérios: combate a privilégios, desperdícios e corrupção. Paulinho obteve nota 8,34 pela avaliação do Ranking dos Políticos. Além de considerado o melhor deputado da bancada federal do RN, ele está entre os 50 melhores entre os 509 deputados avaliados. O Ranking dos Políticos foi criado em 2011 e é financiado por pessoas comuns, assegurando independência financeira e transparência. Critérios - A nota atribuída a cada parlamentar é formada com base em critérios que vão desde o combate aos privilégios ao desperdício de verbas no poder público. A pontuação dos políticos é definida de acordo com sua atuação no combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício da máquina pública. Para apurar isso, são avaliados dados sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso.
*Styvenson Valentim é o melhor Styvenson Valentim senador do Brasil, de acordo com o Ranking dos Políticos, uma iniciativa da sociedade civil que avalia o desempenho de senadores e deputados federais com base em critérios como combate a privilégios, desperdícios e corrupção. É a sexta vez que Styvenson é premiado e a primeira em que ele é colocado no topo do ranking, com 8,75 pontos. O senador celebrou o fato em suas redes sociais. O Ranking dos Políticos foi criado em 2011 e é financiado por pessoas comuns, assegurando independência financeira e transparência. A pontuação dos políticos é definida de acordo com sua atuação no combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício da máquina pública. Para apurar isso, são avaliados dados sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso, com base em informações provenientes de fontes oficiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário