20/12/2022

MINISTROS DO TCU GANHARAM INTERNET E TV A CABO EM SUAS CASAS COM DINHEIRO PÚBLICO

Festa com dinheiro público no TCU

No clássico das histórias em quadrinhos Whatchmen, o escritor inglês Alan Moore cunhou uma frase que ficou famosa: “Quem vigia os vigilantes?”. No caso, era um questionamento sobre o papel dos super-herois caso eles viessem a abusar dos seus superpoderes.

O Tribunal de Contas da União (TCU) é o órgão do Poder Legislativo que fiscaliza as contas dos demais poderes. Foram os questionamentos do tribunal que embasaram os argumentos sobre as pedaladas fiscais, que levaram ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Agora, é o próprio TCU quem está tendo as suas contas questionadas.

Relator das contas do TCU na Comissão Mista de Orçamento, o deputado Felipe Francischini (União-PR), aponta para diversas despesas de caráter pessoal que teriam sido pagas pelo tribunal a ministros e outros servidores. De acordo com Francischini, o TCU bancou a instalação de internet em residências, TV a cabo e linhas telefônicas residenciais.

Segundo o relatório de Francischini, as benesses foram fornecidas ao presidente do tribunal, ao vice-presidente, aos ministros titulares, aos ministros substitutos e aos integrantes do Ministério Públicos junto ao tribunal. Eles receberam: “Uma linha de telefonia residencial; um serviço de internet fixa residencial; um plano de TV por assinatura”.

congressoemfoco

Nenhum comentário: