Duelo entre ABC e Flamengo voltará a acontecer após 15 anos; veja retrospecto
Definidos os duelos de oitavas de final, ABC e Flamengo voltam a se encontrar na mesma chave de mata-mata da Copa do Brasil após 15 anos. Naquela ocasião, era segunda fase do certame, e o clube carioca levou a melhor nos dois duelos disputados no Frasqueirão e Maracanã. Os triunfos flamenguistas, inclusive, são maioria na série histórica entre os clubes, que tem pelo lado do Alvinegro um tabu de nunca ter vencido o Flamengo.
Em 2006, as partidas eram válidas pela segunda fase da Copa do Brasil. O primeiro confronto foi disputado no dia 22 de março, debaixo de forte chuva no recém-inaugurado Frasqueirão. Até pelas condições, o duelo foi pegado e decidido na segunda etapa, com gol do zagueiro Ronaldo Angelim. O Alvinegro entrou em campo com Adriano, Nego, Acioly, Beto e Marcelo Rocha (Paraná); Carioca, Lico, Montanha (Cláudio) e Daniel Bamberg (Barata Potiguar); Barata e Ivan. O técnico era Edson Leivinha. Por outro lado, o Flamengo mandou para o duelo Diego, Leonardo Moura (Felipe Dias), Renato Silva, Ronaldo Angelim (Rodrigo Arroz) e André; Jônatas, Júnior, Diego Souza (Fellype Gabriel) e Renato; Luizão e Ramírez. O técnico era Waldemar Lemos.
Já o duelo da volta teve uma situação bem distinta. No dia 5 de abril, o Flamengo carimbou sua classificação já na primeira etapa, quando abriu 3x0 no placar com gols de Renato Abreu, Luizão e César Ramirez (foto). No segundo tempo, Renato Abreu marcou mais um e garantiu a goleada em 4x0, garantindo a classificação do rubro-negro para a próxima fase do certame. O técnico Waldemar Lemos mandou a campo um Flamengo com Diego, Leo Moura, Renato Silva, Fernando e André Lima; Jonatas (Rodrigo Arroz), Léo Oliveira (Diego Souza), Renato Abreu; Vinicius Pacheco (Deni), César Ramirez e Luizão. Já o Alvinegro entrou a campo com Adriano, Nego, Accioly, Marcelo, Beto; Carioca, Daniel Bamberg (Geraldo Madureira), Lico, Barata (Anderson); Cláudio (Kel) e Ivan.
Outros confrontos
As duas derrotas contra o Flamengo em 2006 ocorreram em outras três partidas oficiais na série histórica entre as duas equipes. Em 2001, também pela Copa do Brasil, derrota por 3x1 em duelo disputado naquela ocasião no Estádio Machadão. Em 1976 e 1977, duas derrotas em duelos disputados no Maracanã pelo Brasileiro da época por 2x0 e 1x0, respectivamente.
A única vez que o clube potiguar não perdeu do rubro-negro em um duelo oficial foi em 1972, no antigo Estádio Castelão, em Natal, quando empatou sem gols com o Flamengo por um Brasileiro. Ao todo foram 6 partidas oficiais, sendo cinco vitórias para o clube carioca e um empate. Há ainda o registro de dois amistosos em 1969 e 1970, ambos vencidos pelo Flamengo (2x1 e 4x0).
Vale lembrar que é possível que o ABC se classifique mesmo sem quebrar o tabu. Isso pode ocorrer caso empate as duas partidas e vença nos pênaltis na partida de volta, disputada na capital potiguar no início de agosto.
Confira todos os duelos oficiais:
10 de abril de 1972: ABC 0x0 Flamengo - Campeonato Brasileiro - Estádio Castelão (Natal)
09 de janeiro de 1976: Flamengo 2x0 ABC - Campeonato Brasileiro - Maracanã (Rio de Janeiro)
17 de dezembro de 1977: Flamengo 1x0 ABC - Campeonato Brasileiro - Maracanã (Rio de Janeiro)
18 de abril de 2001: ABC 1x3 Flamengo - Copa do Brasil - Estádio Machadão (Natal)
22 de março de 2006: ABC 0x1 Flamengo - Copa do Brasil - Estádio Frasqueirão (Natal)
05 de abril de 2006: Flamengo 4x0 ABC - Copa do Brasil - Maracanã (Rio de Janeiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário