05/08/2016

OLIMPÍADAS, OFICIALMENTE COMEÇA HOJE!

Jogos Olímpicos: 11 mil atletas disputam 2.102 medalhas na Rio 2016

Durante os Jogos Olímpicos, serão distribuídas 2.102 medalhas para os atletas, entre ouro, prata e bronze. A abertura oficial dos Jogos Olímpicos - Rio 2016, será realizada na noite desta sexta-feira (5), a partir das 20h, no estádio Maracanã. O evento que acontece até o dia 21 de agosto envolve disputas em 42 modalidades, com mais de 11 mil atletas buscando o topo do pódio.
Em 19 dias de competição, 306 provas valem medalhas: 136 femininas, 161 masculinas e nove mistas. Durante os Jogos Olímpicos, serão distribuídas 2.102 medalhas para os atletas, entre ouro, prata e bronze.

Confira os dias e locais de cada modalidade:

Atletismo
Local: ESTÁDIO OLÍMPICO / PONTAL / SAMBÓDROMO
Período: de 12 a 21 de agosto
Corrida, saltos, lançamentos e arremessos. Um dos esportes mais tradicionais dos Jogos Olímpicos, o atletismo é disputado desde Atenas 1896, primeira edição da era moderna. É, hoje, o que distribui o maior número de medalhas: 141, sendo 47 de ouro.

Badminton
Local: RIOCENTRO - PAVILHÃO 4
Período: de 11 a 20 de agosto
Com petecas que podem voar a 400 km/h, o badminton exige reflexos rápidos dos jogadores – e atenção máxima do público. O esporte, que estreou em Barcelona 1992, tem torneios masculinos e femininos, individuais e de duplas, além de duplas mistas.

Basquetebol
Local: ARENA CARIOCA 1 / ARENA DA JUVENTUDE
Período: de 6 a 21 de agosto
Um show de dribles, enterradas e arremessos. Nos Jogos Rio 2016, o basquetebol comemora o aniversário de 80 anos no programa Olímpico - sua estreia foi em Berlim 1936. Doze seleções masculinas e 12 femininas disputam o pódio.

Boxe
Local: RIOCENTRO - PAVILHÃO 6
Período: de 6 a 21 de agosto
Cruzado, direto, jab... Um único golpe pode fazer a diferença no boxe. O esporte, que estreou em St. Louis 1904, conta com a participação das mulheres desde Londres 2012. São 13 categorias valendo medalhas no Rio 2016 – 10 masculinas e três femininas.

Canoagem Slalom
Local: ESTÁDIO DE CANOAGEM SLALOM
Período: de 7 a 11 de agosto
Fortes emoções a bordo de caiaques ou canoas. Inspirada no esqui slalom, a canoagem slalom estreou nos Jogos Munique 1972. Os atletas enfrentam as corredeiras em disputas individuais ou em dupla – são três provas masculinas e uma feminina.

Canoagem Velocidade
Local: ESTÁDIO DA LAGOA
Período: de 15 a 20 de agosto
Na canoagem velocidade, os atletas aceleram a bordo de caiaques ou canoas. O esporte, que estreou nos Jogos Berlim 1936, coloca em disputa 12 pódios nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas – oito masculinos e quatro femininos.

Ciclismo BMX
Local: CENTRO OLÍMPICO DE BMX
Período: de 17 a 19 de agosto
Prepare-se para manobras radicais - com direito a saltos e tombos espetaculares. Modalidade Olímpica mais nova do ciclismo, o BMX está nos Jogos desde Pequim 2008. No Rio 2016, as disputas são individuais, com pódios masculino e feminino.

Ciclismo de Estrada
Local: FORTE DE COPACABANA / PONTAL
Período: dias 6, 7 e 10 de agosto
Um teste de resistência, uma corrida contra o tempo. Seja na prova de estrada ou de contrarrelógio, as curvas da cidade são pano de fundo para as disputas do ciclismo de estrada, presente nos Jogos desde Atenas 1896, primeira edição da era moderna.

Ciclismo de Pista
Local: VELÓDROMO OLÍMPICO DO RIO
Período: de 11 a 16 de agosto
Presente nos Jogos desde Atenas 1896, primeira edição da era moderna, o ciclismo de pista combina velocidade, tática – e bicicletas sem freio! São cinco provas tanto para homens, quanto para mulheres: três individuais e duas por equipes.

Ciclismo Mountain Bike
Local: CENTRO DE MOUNTAIN BIKE
Período: dias 20 e 21 de agosto
Esporte para quem gosta de aventura, o mountain bike desafia os ciclistas com subidas, descidas e obstáculos naturais. Vinte anos após sua estreia Olímpica, em Atlanta 1996, o esporte tem disputas individuais, com pódios masculino e feminino, no Rio 2016.

Esgrima
Local: ARENA CARIOCA 3
Período: de 6 a 14 de agosto
Escolha sua arma: espada, florete ou sabre? Presente nos Jogos desde Atenas 1896, primeira edição da era moderna, a esgrima chega ao Rio 2016 com três combates individuais e dois por equipes, todos disputados por homens e por mulheres.

Futebol
Local: ARENA CORINTHIANS / ARENA DA AMAZÔNIA / ARENA FONTE NOVA / ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA / ESTÁDIO OLÍMPICO / MARACANÃ / MINEIRÃO
Período: 3 a 20 de agosto
É gooool! Paixão nacional, o futebol se tornou um esporte Olímpico em Paris 1900 e conta com a participação das mulheres desde Atlanta 1996. Nos Jogos Rio 2016, 16 países disputam o título masculino, enquanto 12 seleções competem no torneio feminino.

Ginástica Artística
Local: ARENA OLÍMPICA DO RIO
Período: de 6 a 16 de agosto (com exceção dos dias 12 e 13)
Barra, solo, argolas... Na ginástica artística, os atletas competem em diferentes aparelhos. São disputas individuais ou por equipes, sendo oito provas masculinas e seis femininas. O esporte estreou em Atenas 1896, primeira edição da era moderna.

Ginástica de Trampolim
Local: ARENA OLÍMPICA DO RIO
Período: 12 e 13 de agosto
Na ginástica de trampolim, os atletas dão um show de acrobacias no ar. Modalidade mais nova da ginástica, o esporte estreou em Sydney 2000, disputado individualmente por homens e mulheres, com saltos que podem chegar a oito metros de altura.

Ginástica Rítmica
Local: ARENA OLÍMPICA DO RIO
Período: de 19 a 21 de agosto
A ginástica rítmica oferece ao público um verdadeiro espetáculo. Ao som de música, as atletas se apresentam individualmente ou por equipes em busca da maior nota. O esporte, que estreou em Los Angeles 1984, é disputado apenas por mulheres.

Golfe
Local: CAMPO OLÍMPICO DE GOLFE
Período: de 11 a 20 de agosto (com exceção dos dias 15 e 16)
O golfe vive um momento histórico: após 112 anos de ausência, está de volta aos Jogos. Antes disso, esteve presente em apenas duas edições – Paris 1900 e St. Louis 1904. No Rio 2016, estão em disputa dois torneios: masculino e feminino, ambos individuais.

Handebol
Local: ARENA DO FUTURO
Período: de 6 a 21 de agosto
No handebol, a bola pode balançar a rede em intervalos de poucos segundos. O esporte, que estreou em Berlim 1936, é disputado indoor desde Munique 1972. No Rio 2016, dois torneios - masculino e feminino - reservam fortes emoções ao público.

Hipismo
Local: CENTRO OLÍMPICO DE HIPISMO
Período: de 6 a 19 de agosto (com exceção dos dias 13 e 18)
Único esporte Olímpico em que homens e mulheres se enfrentam em igualdade de condições, o hipismo é divido em três modalidades: adestramento, concurso completo de equitação (CCE) e saltos. Todas contam com competições individuais e por equipes.

Hóquei sobre Grama
Local: CENTRO OLÍMPICO DE HÓQUEI
Período: de 6 a 19 de agosto
Com gols, dribles e disputas de pênalti, o hóquei sobre grama leva emoção ao público desde os Jogos Londres 1908 - e conta com a participação das mulheres desde Moscou 1980. No Rio 2016, as seleções disputam dois torneios: masculino e feminino.

Judô
Local: ARENA CARIOCA 2
Período: de 6 a 12 de agosto
Ippon, wazari, yuko... Um único golpe pode fazer a diferença no judô. O esporte, que estreou nos Jogos Tóquio 1964, conta com a participação das mulheres desde Barcelona 1992. No Rio 2016, estão em disputa sete categorias masculinas e sete femininas.

Levantamento de Peso
Local: RIOCENTRO - PAVILHÃO 2
Período:de 6 a 16 de agosto (com exceção do dia 11)
Em um teste de força, os atletas levantam até três vezes o seu peso corporal. O esporte, que estreou em Atenas 1896, conta com a participação das mulheres desde Sydney 2000. No Rio 2016, estão em disputa oito categorias masculinas e sete femininas.

Luta Olímpica
Local: ARENA CARIOCA 2
Período: de 14 a 21 de agosto
Prepare-se para combates corpo a corpo. A luta Olímpica é divida em duas modalidades: estilo livre e greco-romana. Na primeira, homens e mulheres competem em seis categorias diferentes, enquanto a segunda conta apenas com disputas masculinas.

Maratonas Aquáticas
Local: FORTE DE COPACABANA
Período: dias 15 e 16 de agosto
Uma corrida de 10 quilômetros em águas abertas. As maratonas aquáticas estrearam em Pequim 2008, como parte do programa da natação, mas no Rio 2016 ganharam status de esporte – e o mar da Praia de Copacabana como palco das disputas masculina e feminina.

Nado Sincronizado
Local: CENTRO AQUÁTICO MARIA LENK
Período: de 14 a 19 de agosto (com exceção do dia 17)
Quase um balé aquático, o nado sincronizado fascina o público desde os Jogos Olímpicos Los Angeles 1984. As provas são disputadas apenas por mulheres, que realizam apresentações em duetos ou por equipes, em busca da melhor nota.

Natação
Local: ESTÁDIO AQUÁTICO OLÍMPICO
Período: de 6 a 13 de agosto
Com provas de tirar o fôlego, a natação estreou nos Jogos em Atenas 1896, primeira edição da era moderna. No Rio, são 16 provas masculinas e 16 femininas, com disputas individuais nos quatro estilos – livre, peito, borboleta e costas – e revezamentos.

Pentatlo Moderno
Local: ARENA DA JUVENTUDE / CENTRO AQUÁTICO DE DEODORO / ESTÁDIO DE DEODORO
Período: de 18 a 20 de agosto
O pentatlo moderno é disputado em cinco atos: atletismo, natação, esgrima, hipismo e tiro esportivo - com todas as provas no mesmo dia. O esporte, que estreou em Estocolmo 1912, conta disputas individuais no masculino e no feminino.

Polo Aquático
Local: Centro Aquático Maria Lenk / Estádio Aquático Olímpico
Período: de 6 a 20 de agosto (com exceção do dia 7).
Primeiro esporte coletivo a fazer parte dos Jogos, o polo aquático estreou em Paris 1900, apenas com disputa masculina. As mulheres passaram a competir em Sydney 2000. Seleções de ambos os gêneros buscam o pódio nos Jogos Rio 2016.

Remo
Local: Estádio da Lagoa
Período: de 6 a 13 de agosto
Mais de um século de tradição em águas cariocas. Presente nos Jogos desde Paris 1900, o remo chega ao Rio 2016 com oito provas masculinas e seis femininas, disputadas em barcos tripulados por um, dois, quatro ou nove (incluindo o timoneiro) atletas.

Rugby de 7
Local: Estádio de Deodoro
Período: de 6 a 11 de agosto
Bravura, habilidade e velocidade. O rugby de 7 faz sua estreia Olímpica no Rio 2016, com torneios masculino e feminino. Mas não é a primeira vez que aparece nos Jogos. A versão para 15 jogadores foi disputada em algumas edições de 1900 a 1924.

Saltos Ornamentais
Local: Centro Aquático Maria Lenk
Período: de 7 a 20 de agosto (com exceção do dia 11)
Quando o esporte fez sua estreia em St. Louis 1904, a meta era pular o mais longe possível. Hoje, as acrobacias aéreas são julgadas nos mínimos detalhes. No Rio 2016, homens e mulheres saltam de 3m e 10m, disputando quatro provas, individuais e de duplas

Taekwondo
Local: Arena Carioca 3
Período: de 17 a 20 de agosto
“Caminho dos pés e das mãos”. Esse é o significado da palavra coreana taekwondo, esporte que passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos em Sydney 2000. No Rio 2016, homens e mulheres lutam pelo pódio em quatro categorias de peso cada.

Tênis
Local: Centro Olímpico de Tênis
Período: de 6 a 14 de agosto
Disputado ponto a ponto, o tênis fez sua estreia Olímpica em Atenas 1896, primeira edição da era moderna. As mulheres entraram logo depois, em Paris 1900. Os torneios são masculinos e femininos, com provas individuais e de duplas, além de duplas mistas.

Tênis de Mesa
Local: Riocentro - Pavilhão 3
Período: de 6 a 17 de agosto
Presente nos Jogos desde Seul 1988, o tênis de mesa vai muito além do pingue-pongue. É considerado o esporte de raquete mais praticado no mundo. Nos Jogos Rio 2016, homens e mulheres lutam por medalhas em torneios individuais e por equipes.

Tiro com Arco
Local: Sambódromo
Período: de 5 a 12 de agosto
Preparar, apontar... O tiro com arco estreou nos Jogos Paris 1900 e, logo na edição seguinte, passou a contar com a participação feminina. Nos Jogos Rio 2016, homens e mulheres competem em provas individuais e por equipes em busca da mira perfeita.

Tiro Esportivo
Local: Centro Olímpico de Tiro
Período: de 6 a 14 de agosto
Um verdadeiro teste de precisão. O tiro esportivo faz parte do programa Olímpico desde Atenas 1896, primeira edição da era moderna. No Rio 2016, os atletas miram o pódio em nove provas masculinas e seis femininas, todas individuais.

Triatlo
Local: Forte de Copacabana
Período: dias 18 e 20 de agosto
Em um desafio multidisciplinar, os atletas testam seus limites na natação, no ciclismo e na corrida. Presente dos Jogos desde Sydney 2000, o triatlo tem como palco a Praia de Copacabana, onde são disputadas provas individuais masculinas e femininas.

Vela
Local: Marina da Glória
Período: de 8 a 18 de agosto
Navegando contra e a favor do vento. A estreia Olímpica da vela deveria ter sido em Atenas 1896, mas, devido ao mau tempo, foi adiada para Paris 1900. No Rio, estão em disputa cinco classes masculinas, quatro femininas e uma mista na Baía de Guanabara.

Vôlei de Praia
Local: Arena de Vôlei de Praia
Período: de 6 a 19 de agosto
O esporte, que é a cara do Rio de Janeiro, faz parte dos Jogos Olímpicos desde Atlanta 1996. No Rio 2016, os torneios de duplas masculinas e femininas de vôlei de praia agitam as areias de Copacabana.

Voleibol
Local: Maracanãzinho
Período: de 6 a 21 de agosto.
Com saques, bloqueios e cortadas emocionantes, o voleibol agita as arquibancadas Olímpicas desde os Jogos Tóquio 1964. No Rio 2016, o Maracanãzinho recebe os torneios masculino e feminino do esporte.

Nenhum comentário: