1 - Por quê você defende o SUS como ninguém mais defende?
JR: Prezado Francisco Ciríaco do Nascimento, defendo esse Sistema por ser o maior programa de inclusão social do Mundo, foi um anseio da Sociedade Brasileira na Constituição de 1988. Para você ter ideia, esse Sistema garante acesso aos serviços de Saúde da População carente desse País, aonde todas as gestantes tem direito a realizar seu Pre-Natal de forma gratuita com acompanhamento de Médicos, Enfermeiros e toda uma equipe multidisciplinar, um sistema que garante todas as vacinas as nossas crianças, tais como BCG, Rubéola etc., um Sistema que garante acesso a medicamentos de forma gratuita a todos os hipertensos e diabéticos desse País, somos o terceiro pais em realização de transplantes no mundo, e só quem realiza transplante é o SUS, o privado não garante esse tipo de Serviço. O SAMU salva milhares de vidas nesse Pais, isso é SUS. Claro que o Sistema por ser novo, ainda tem falhas, o grande desafio do SUS hoje é a Urgência e emergência, o que quer dizer isso, portas dos hospitais, ou seja precisamos garantir leitos de retaguarda (Internação) e Leitos de UTI para nossa população, é ai que a mídia está denegrindo o Sistema.
Em breve iremos ouvir muito essa palavra no BRASIL, COAP – Contrato Organizativo das ações públicas de Saúde, o que quer dizer essa palavra, fortalecimento das regiões de Saúde, o seja Ceara Mirim hoje faz parte da terceira região de Saúde do RN, num total de 08, o objetivo desse modelo é o fortalecimento das regiões com colocação de equipamentos de Alta Complexidade, ou seja todos os serviços funcionando na região para se evitar que o paciente peregrine até aos grandes centros (Natal e Mossoró) em busca de Atendimento mais especializado, daí o papel importante de Ceara Mirim nessa Região, não tenho nenhuma dúvida que em breve Ceara Mirim receberá vários serviços e equipamentos novos para atender a região haja vista por se tratar de uma cidade estratégica no ponto de vista da localização com um hospital a beira de uma BR e um Aeroporto que poderá servir como Base do primeiro SAMU no ar do RN. Os Prefeitos dessa região precisam se apropriar desse novo modelo de Saúde que está sendo construído nesse momento, digo que é o novo SUS, fortalecer e dar condições as Regiões de Saúde para as mesmas resolverem seus próprios problemas na própria região. Ministério da Saúde já alocou Recursos para Investimento nessas regiões.
2 - Júnior, por quê você deixou a secretária de saúde de Ceará-Mirim antes do término do primeiro mandato do prefeito Peixoto?
JR: Prezado Carlos Nepomuceno, o ato de nomear e exonerar Secretário Municipal é uma prerrogativa única e exclusiva do Prefeito, o que posso lhe dizer é que mantenho uma boa relação com o Prefeito Peixoto e com toda equipe de Saúde de Ceara Mirim, aonde posso até afirmar que nós ajudamos mutuamente, pois o SUS requer isso, como já falei anteriormente o Munícipio não funciona isoladamente e sim em Regiões.
3 - Você saiu de Ceará-Mirim e foi para a administração de Marília Dias em Macaíba, e hoje é secretário na cidade de Extremoz. Em qual dessas cidades você teve mais dificuldades para trabalhar e por quê?
JR: Prezado Severino Cardoso de Lima, as dificuldades são pertinentes em todas as gestões, cada Município com sua peculiaridade, o que posso afirmar é que em Macaíba por ter passado mais tempo desenvolvendo essa atividade, podemos deixar nossa marca com a entrega a população de mais 02 novos postos de Saúde e 03 em processo de Construção, deixamos uma Central de Marcação de Consulta com todo o conforto a população do ponto de vista da acessibilidade e climatização, e a maior legado deixado pela Prefeita Marilia Dias, foi a Construção da Maior UPA do RN, a UPA Ministro Aluízio Alves.
4 - Qual o melhor governo para a saúde do Brasil, FHC ou os governos do PT?
JR: Cada um Teve seu papel Importante no contexto de Concretização desse Sistema Público e Gratuito de Saúde o SUS.
5 - Como você definiria o trabalho do SAMU no RN?
JR: Prezado Luiz Carlos, se realizassem uma pesquisa com a população o Serviço SAMU receberia uma boa nota pela População. Esse Sistema foi ampliado no RN, na gestão do Nosso Atual Secretário de Saúde Estadual, DR. Luiz Roberto, a meta é cobrir o RN em 100%.
6 - Se o governo federal faz sua parte na distribuição de verbas para a saúde dos estados, por quê o Walfredo Gurgel é uma lástima no atendimento a população norte-rio-grandenses? Seria incompetência do governo do estado?
JR: Prezada Maria Luíza de Brito, se discute muito hoje no Brasil se o problema do SUS é de Gestão ou de Sub Financiamento, digo que os dois problemas existem, mas o Sub financiamento é muito grave, para você ter uma ideia uma UPA porte I, recebe como custeio do Ministério da Saúde para se manter o valor mensal de 150 mil reais, onde sabemos que o custo de uma UPA porte de I, gira em torno de 1 Milhão de Reais Mês, daí os gargalhos, sabemos também que existem mau gestores, mas isso hoje é uma minoria, pois os órgãos de controle externo estão mais atentos a esses tipos de gestores e a sociedade atreves dos conselhos de Saúde estão mais vigilantes, o problema especifico do Walfredo Gurgel por ser um Hospital de Traumas, precisa ter como já falei na primeira pergunta, algum hospital e vários leitos de Retaguarda (Internação) , para atender os pacientes que ora chegam aquela unidade e precisam ficar internados, e também o aumento de Leitos de UTI. Já os Munícipios precisam fazer seu dever de casa, como fazer a atenção básica funcionar e ser resolutiva (Não só
Encaminhar paciente), ter uma boa maternidade, um Centro de Especialidade com várias Especialidades medicas para dar suporte a Rede Básica (AI em Ceara Mirim o Famoso SUS) e um Pronto Atendimento 24 para estabilizar os pacientes que procuram as portas de urgência. Se todo mundo fizer sua parte, o Sistema Funciona bem.
7 - Júnior Rego, o que deveria ser feito com políticos que desviam dinheiro da saúde pública no Brasil?
JR: Prezado João André, hoje já dispomos de vários órgãos de controle e fiscalizadores (Ministério Publico, CGU, MPF etc) para se evitar esse tipo de atitude. No SUS, a população precisa participar mais das reuniões mensais do Conselho Municipal de Saúde, para fiscalizar e acompanhar os recursos. Como sugestão deixo esse link para que a população possa acompanhar os repasses federais que ocorrem todo mês para os municípios do Brasil: http://fns.saude.gov.br/visao/consultarPagamento/filtroPesquisaDetalhada.jsf
8 - Júnior Rego, esse programa "mais médicos" do governo federal, resolve o problema da saúde pública no Brasil?
JR: Prezado João André, o Programa Mais Médico, do qual eu defendo, só sabe o que é você ter uma Unidade básica sem Medico, se você for Secretario de Saúde. Esse programa foi Criado através da lei (LEI Nº 12.871, DE 22 DE OUTUBRO DE 2013), que além de colocar médicos nas Unidades Básicas de Saúde, vem com toda infra estrutura de Saúde para essa Unidade Funcionar, todas as Unidades que tem um médico do mais medico, a mesma já recebeu do Ministério da Saúde recursos para Construção, Ampliação ou reformas. Essa lei ira possibilitar a criação de mais novos cursos de medicina por todo o Brasil, fortalecendo as REGIÔES DE SAÙDE com carência desses profissionais, e também todo profissional do mais medico tem por obrigação de participar de uma especialização em Atenção Básica enquanto estiver no programa, ou seja o arcabouço é muito maior que só ter medico na unidade, e o mais importante o médicos tem o obrigatoriedade de trabalhar de segunda a Sexta nas Unidades de Saúde.
Segue como informativo as portarias que passaram recursos para os Municípios nas modalidades Construção, Reforma e Ampliação. Portaria nº 2.154, de 26 de setembro de 2013 Habilita Municípios a receberem recursos referentes ao Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), componente Ampliação. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2154_26_09_2013.html
PORTARIA Portaria nº 2.093, de 24 de setembro de 2013 Habilita Municípios a receberem recursos referentes ao Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) componente Reforma de Unidades Básicas de Saúde. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2093_24_09_2013.html
Portaria nº 1.380, de 09 de julho de 2013 Divulga a 1ª lista do processo de seleção de propostas apresentadas para o Componente Construção de Unidades Básicas de Saúde da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2 - 2º Ciclo. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/anexo/anexo_prt1380_09_07_2013.pdf
9 - Júnior Rego, se você tivesse o poder de mudar a saúde pública do Brasil o que você faria?
JR: Prezado João André, chamava a população para ser Jogador do Time do SUS e não só expectadora, não ficando na arquibancada só reclamando. lembre-se que o movimento de Junho foi um marco para esse novo modelo que a Sociedade quer dos serviços públicos no Brasil, temos que ter os Serviços Públicos no Padrão FIFA.
10 - Defina os nomes abaixo em uma frase:
#Blog Ceará-Mirim Livre
- Antônio Peixoto (Prefeito de Ceará-Mirim): Um obstinado pelos seus Sonhos
- Marília Dias (Ex prefeita de Macaíba): Melhor Prefeita que Macaíba já teve na sua História, hoje o povo reconhece isso, pena que reconheceram tarde.
- Klaus Rego (Prefeito de Extremoz): Um Prefeito Empreendedor.
Vou usar as Palavras do Presidente da câmara quando da Inauguração da Agencia da Caixa Econômica em Extremoz - Henrique Alves “não tenho dúvidas em dizer que Klauss é um dos melhores prefeitos que eu conheço. E, eu conheço todos os prefeitos do Estado”, enfatizou Henrique Alves.
- Rosalba Ciarlini (Governadora do RN): Uma Governadora que Tem boas Intenções
- Alexandre Padilha (Ministro da Saúde): Um Ministro Municipalista.
Para encerrar Prezado André, gostaria de Desejar a todos um Feliz Natal e um Ano de 2014 cheio de Realizações.
JR: Prezado Francisco Ciríaco do Nascimento, defendo esse Sistema por ser o maior programa de inclusão social do Mundo, foi um anseio da Sociedade Brasileira na Constituição de 1988. Para você ter ideia, esse Sistema garante acesso aos serviços de Saúde da População carente desse País, aonde todas as gestantes tem direito a realizar seu Pre-Natal de forma gratuita com acompanhamento de Médicos, Enfermeiros e toda uma equipe multidisciplinar, um sistema que garante todas as vacinas as nossas crianças, tais como BCG, Rubéola etc., um Sistema que garante acesso a medicamentos de forma gratuita a todos os hipertensos e diabéticos desse País, somos o terceiro pais em realização de transplantes no mundo, e só quem realiza transplante é o SUS, o privado não garante esse tipo de Serviço. O SAMU salva milhares de vidas nesse Pais, isso é SUS. Claro que o Sistema por ser novo, ainda tem falhas, o grande desafio do SUS hoje é a Urgência e emergência, o que quer dizer isso, portas dos hospitais, ou seja precisamos garantir leitos de retaguarda (Internação) e Leitos de UTI para nossa população, é ai que a mídia está denegrindo o Sistema.
Em breve iremos ouvir muito essa palavra no BRASIL, COAP – Contrato Organizativo das ações públicas de Saúde, o que quer dizer essa palavra, fortalecimento das regiões de Saúde, o seja Ceara Mirim hoje faz parte da terceira região de Saúde do RN, num total de 08, o objetivo desse modelo é o fortalecimento das regiões com colocação de equipamentos de Alta Complexidade, ou seja todos os serviços funcionando na região para se evitar que o paciente peregrine até aos grandes centros (Natal e Mossoró) em busca de Atendimento mais especializado, daí o papel importante de Ceara Mirim nessa Região, não tenho nenhuma dúvida que em breve Ceara Mirim receberá vários serviços e equipamentos novos para atender a região haja vista por se tratar de uma cidade estratégica no ponto de vista da localização com um hospital a beira de uma BR e um Aeroporto que poderá servir como Base do primeiro SAMU no ar do RN. Os Prefeitos dessa região precisam se apropriar desse novo modelo de Saúde que está sendo construído nesse momento, digo que é o novo SUS, fortalecer e dar condições as Regiões de Saúde para as mesmas resolverem seus próprios problemas na própria região. Ministério da Saúde já alocou Recursos para Investimento nessas regiões.
2 - Júnior, por quê você deixou a secretária de saúde de Ceará-Mirim antes do término do primeiro mandato do prefeito Peixoto?
JR: Prezado Carlos Nepomuceno, o ato de nomear e exonerar Secretário Municipal é uma prerrogativa única e exclusiva do Prefeito, o que posso lhe dizer é que mantenho uma boa relação com o Prefeito Peixoto e com toda equipe de Saúde de Ceara Mirim, aonde posso até afirmar que nós ajudamos mutuamente, pois o SUS requer isso, como já falei anteriormente o Munícipio não funciona isoladamente e sim em Regiões.
3 - Você saiu de Ceará-Mirim e foi para a administração de Marília Dias em Macaíba, e hoje é secretário na cidade de Extremoz. Em qual dessas cidades você teve mais dificuldades para trabalhar e por quê?
JR: Prezado Severino Cardoso de Lima, as dificuldades são pertinentes em todas as gestões, cada Município com sua peculiaridade, o que posso afirmar é que em Macaíba por ter passado mais tempo desenvolvendo essa atividade, podemos deixar nossa marca com a entrega a população de mais 02 novos postos de Saúde e 03 em processo de Construção, deixamos uma Central de Marcação de Consulta com todo o conforto a população do ponto de vista da acessibilidade e climatização, e a maior legado deixado pela Prefeita Marilia Dias, foi a Construção da Maior UPA do RN, a UPA Ministro Aluízio Alves.
4 - Qual o melhor governo para a saúde do Brasil, FHC ou os governos do PT?
JR: Cada um Teve seu papel Importante no contexto de Concretização desse Sistema Público e Gratuito de Saúde o SUS.
5 - Como você definiria o trabalho do SAMU no RN?
JR: Prezado Luiz Carlos, se realizassem uma pesquisa com a população o Serviço SAMU receberia uma boa nota pela População. Esse Sistema foi ampliado no RN, na gestão do Nosso Atual Secretário de Saúde Estadual, DR. Luiz Roberto, a meta é cobrir o RN em 100%.
6 - Se o governo federal faz sua parte na distribuição de verbas para a saúde dos estados, por quê o Walfredo Gurgel é uma lástima no atendimento a população norte-rio-grandenses? Seria incompetência do governo do estado?
JR: Prezada Maria Luíza de Brito, se discute muito hoje no Brasil se o problema do SUS é de Gestão ou de Sub Financiamento, digo que os dois problemas existem, mas o Sub financiamento é muito grave, para você ter uma ideia uma UPA porte I, recebe como custeio do Ministério da Saúde para se manter o valor mensal de 150 mil reais, onde sabemos que o custo de uma UPA porte de I, gira em torno de 1 Milhão de Reais Mês, daí os gargalhos, sabemos também que existem mau gestores, mas isso hoje é uma minoria, pois os órgãos de controle externo estão mais atentos a esses tipos de gestores e a sociedade atreves dos conselhos de Saúde estão mais vigilantes, o problema especifico do Walfredo Gurgel por ser um Hospital de Traumas, precisa ter como já falei na primeira pergunta, algum hospital e vários leitos de Retaguarda (Internação) , para atender os pacientes que ora chegam aquela unidade e precisam ficar internados, e também o aumento de Leitos de UTI. Já os Munícipios precisam fazer seu dever de casa, como fazer a atenção básica funcionar e ser resolutiva (Não só
Encaminhar paciente), ter uma boa maternidade, um Centro de Especialidade com várias Especialidades medicas para dar suporte a Rede Básica (AI em Ceara Mirim o Famoso SUS) e um Pronto Atendimento 24 para estabilizar os pacientes que procuram as portas de urgência. Se todo mundo fizer sua parte, o Sistema Funciona bem.
7 - Júnior Rego, o que deveria ser feito com políticos que desviam dinheiro da saúde pública no Brasil?
JR: Prezado João André, hoje já dispomos de vários órgãos de controle e fiscalizadores (Ministério Publico, CGU, MPF etc) para se evitar esse tipo de atitude. No SUS, a população precisa participar mais das reuniões mensais do Conselho Municipal de Saúde, para fiscalizar e acompanhar os recursos. Como sugestão deixo esse link para que a população possa acompanhar os repasses federais que ocorrem todo mês para os municípios do Brasil: http://fns.saude.gov.br/visao/consultarPagamento/filtroPesquisaDetalhada.jsf
8 - Júnior Rego, esse programa "mais médicos" do governo federal, resolve o problema da saúde pública no Brasil?
JR: Prezado João André, o Programa Mais Médico, do qual eu defendo, só sabe o que é você ter uma Unidade básica sem Medico, se você for Secretario de Saúde. Esse programa foi Criado através da lei (LEI Nº 12.871, DE 22 DE OUTUBRO DE 2013), que além de colocar médicos nas Unidades Básicas de Saúde, vem com toda infra estrutura de Saúde para essa Unidade Funcionar, todas as Unidades que tem um médico do mais medico, a mesma já recebeu do Ministério da Saúde recursos para Construção, Ampliação ou reformas. Essa lei ira possibilitar a criação de mais novos cursos de medicina por todo o Brasil, fortalecendo as REGIÔES DE SAÙDE com carência desses profissionais, e também todo profissional do mais medico tem por obrigação de participar de uma especialização em Atenção Básica enquanto estiver no programa, ou seja o arcabouço é muito maior que só ter medico na unidade, e o mais importante o médicos tem o obrigatoriedade de trabalhar de segunda a Sexta nas Unidades de Saúde.
Segue como informativo as portarias que passaram recursos para os Municípios nas modalidades Construção, Reforma e Ampliação. Portaria nº 2.154, de 26 de setembro de 2013 Habilita Municípios a receberem recursos referentes ao Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), componente Ampliação. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2154_26_09_2013.html
PORTARIA Portaria nº 2.093, de 24 de setembro de 2013 Habilita Municípios a receberem recursos referentes ao Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) componente Reforma de Unidades Básicas de Saúde. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2093_24_09_2013.html
Portaria nº 1.380, de 09 de julho de 2013 Divulga a 1ª lista do processo de seleção de propostas apresentadas para o Componente Construção de Unidades Básicas de Saúde da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2 - 2º Ciclo. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/anexo/anexo_prt1380_09_07_2013.pdf
9 - Júnior Rego, se você tivesse o poder de mudar a saúde pública do Brasil o que você faria?
JR: Prezado João André, chamava a população para ser Jogador do Time do SUS e não só expectadora, não ficando na arquibancada só reclamando. lembre-se que o movimento de Junho foi um marco para esse novo modelo que a Sociedade quer dos serviços públicos no Brasil, temos que ter os Serviços Públicos no Padrão FIFA.
10 - Defina os nomes abaixo em uma frase:
#Blog Ceará-Mirim Livre
- Antônio Peixoto (Prefeito de Ceará-Mirim): Um obstinado pelos seus Sonhos
- Marília Dias (Ex prefeita de Macaíba): Melhor Prefeita que Macaíba já teve na sua História, hoje o povo reconhece isso, pena que reconheceram tarde.
- Klaus Rego (Prefeito de Extremoz): Um Prefeito Empreendedor.
Vou usar as Palavras do Presidente da câmara quando da Inauguração da Agencia da Caixa Econômica em Extremoz - Henrique Alves “não tenho dúvidas em dizer que Klauss é um dos melhores prefeitos que eu conheço. E, eu conheço todos os prefeitos do Estado”, enfatizou Henrique Alves.
- Rosalba Ciarlini (Governadora do RN): Uma Governadora que Tem boas Intenções
- Alexandre Padilha (Ministro da Saúde): Um Ministro Municipalista.
Para encerrar Prezado André, gostaria de Desejar a todos um Feliz Natal e um Ano de 2014 cheio de Realizações.
3 comentários:
Sabe tudo. Valeu Júnior.
Toninho de Ceará-Mirim
E se o povo não reclamasse, como estariam esses "matadouros", pois pagamos impostos e ainda temos que ser fiscais desses desmantelos chamados de hospitais. Enquanto isso no novo estádio de futebol que servirá apenas para uns 4 jogos na copa do mundo, quanto não foi gasto! Entendo também que o problema não é só do Walfredo Gurgel e do Santa Catarina e sim das cidades do interior que só sabem fazer alguns curativos e encaminhar para Natal, coisas simples que poderiam ser resolvidas nos ambulatórios, pois recebem a verba e não cumprem com as suas responsabilidades para com os pacientes.
CADÊ A UPA DE CEARÁ MIRIM?
Postar um comentário