30/07/2013

AS CATÁSTROFES DE UMA DESASTRADA ADMINISTRAÇÃO

 
 E agora, Rosa?

Governo Rosalba Ciarlini admite gravíssimo rombo nas contas e anuncia corte de R$ 700 milhões

O Governo do Estado tentou negar de todas as formas a matéria publicada na semana passada pel’O Jornal de Hoje, de que o Executivo está bem próximo de uma falência devido à ausência de recursos públicos. Negou também a possibilidade de atraso nos pagamentos dos servidores. Contudo, menos de uma semana depois, a situação foi exposta: o Rio Grande do Norte está em grave crise financeira, tanto que vai cortar quase R$ 700 milhões do orçamento do Executivo e também do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado e da Assembleia Legislativa – mesmo sem prévia autorização dos respectivos poderes.

Juiz suspende imediatamente todos os serviços de propaganda e publicidade do Estado

O juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, da Vara Cível da Comarca de Currais Novos, determinou a suspensão imediata de todos os serviços de propaganda/publicidade pagos pelo Estado. Para isso, as empresas de comunicação: InterTV Cabugi, TV Ponta Negra, TV Bandeirantes Natal, TV Tropical, TV União, TV Universitária, Sidys TV a Cabo, Jornal Tribuna do Norte, Rádios (96, 98, 104,7 e Cabugi3 ) serão intimadas para o imediato cumprimento da medida.

A suspensão da publicidade institucional deve permanecer até que o Estado do Rio Grande do Norte garanta o direito à saúde às partes de 40 processos que tramitam na Comarca de Currais Novos, além de uma ação civil pública relativa à manutenção dos serviços de urgência no Hospital Regional de Currais Novos.

“Já cortamos a carne. Agora cortaremos o osso”, desespera-se Luiz Eduardo Carneiro

Nenhuma preocupação com a necessidade de cortar gastos parece tão grande quando a da Secretária Estadual de Trabalho e Assistência Social (Sethas), gerida por Luiz Eduardo Carneiro. O motivo: a pasta dele já imprimiu uma das maiores economias de despesas ao orçamento estadual e, reduzir ainda mais, poderia significar um prejuízo até aos projetos e programas sociais já implantados. O pior é que a complexidade dos cortes para Luiz Eduardo Carneiro se alia a frustração pela expectativa de que este ano, o terceiro da administração Rosalba Ciarlini, a situação fosse “melhor financeiramente”.

“É muito complexo. É evidente que teremos muitas dificuldades em cumprir, mas vamos cumprir o decreto administrativo (de que todas as pastas vão ter que cortar 10% da sua verba para custeio, publicado no último sábado). Estamos tentando buscar uma forma de reduzir o orçamento sem prejudicar os programas básicos e essenciais”, afirmou Luiz Eduardo Carneiro.

Vergonha: Com IDH 0,684, Rio Grande do Norte fica abaixo da média nacional

O atual cenário brasileiro relacionado ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) melhorou bastante. É o que aponta a recente pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a qual registra que nos últimos 20 anos o Índice subiu quase 50%, considerando indicadores de expectativa de vida da população, saúde, renda e educação. Com base nos últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o órgão da ONU concluiu que o IDH passou de muito baixo para alto. Isso significa que caiu a mortalidade infantil, as mães estão tendo menos filhos, o brasileiro está vivendo mais e tendo mais facilidade para acesso à educação.

O Rio Grande do Norte teve um resultado de 0,684, classificado como médio. Parnamirim, Natal, Mossoró e Caicó foram as cidades com melhor destaque, passando de médio para alto desenvolvimento humano em dez anos. Parnamirim ficou com IDH de 0,766; Natal com 0,763; Mossoró com 0,720 e Caicó com IDH de 0,710. O pior registro do RN foi do município João Dias, com índice de 0,530.

2 comentários:

Anônimo disse...

esse rombo começou com a especialida
de da rosa desde 30 anos passados, pois mossoró tem ruas e praças abandonadas desde o seu 1ºmandato de
prefeita e quem não se lembra das passagens do
senado?

Anônimo disse...

votem!votem neles depois reclamem voces mesmo gostam de sofrer, 2014 vem ai,votem, vtem,vem, vm,VOTEM!