22/07/2011

COMBATE A DENGUE, NA ESCOLA.



Mais uma escola municipal entra na luta contra o mosquito transmissor da dengue



O Centro de Educação Infantil Menino Jesus, localizado no bairro Nova Descoberta, entrou na luta contra a dengue realizando diversas atividades alusivas à prevenção da doença.

Direção, professores e alunos da educação infantil do referido estabelecimento de ensino, participaram de palestras onde expuseram sobre os perigos da dengue, lembrando a todos que ela pode ser combatida tomando-se os cuidados necessários.

O ponto alto da programação desenvolvida pelo CEI Menino Jesus, foi uma caminhada pelas principais ruas do bairro na última terça-feira 19/07, na qual, de forma lúdica e divertida as crianças abordaram temas sérios como: os sintomas e os modos de prevenção da doença.

A ação faz parte do Projeto de Combate à Dengue na Escola, norteado por uma visão ecossistêmica que objetiva educar e sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância de debelar a dengue no município de Ceará-Mirim.

O projeto é desenvolvido através de uma parceria entre as secretarias municipais de saúde e educação com as escolas municipais, onde cada escola elabora seu próprio projeto assistida por técnicos das secretarias envolvidas lotados nos setores de educação em saúde, vigilâncias sanitária, ambiental e endemias, educadores ambientais, professores e gestores das escolas do município.

Dentro do projeto, alunos, pais e demais familiares participam de aulas, palestras e oficinas onde aprendem as noções da sintomatologia da doença, entomologia do mosquito e os cuidados necessários para evitar a proliferação do aedes aegypti, culminando com o dia “D” quando ocorre uma grande mobilização da comunidade escolar.

Para o coordenador geral de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Educação, Heriberto Moreira, a educação é indubitavelmente relevante no combate a dengue pois, segundo ele, somente uma reforma no pensamento e na consciência das boas práticas sanitárias são quem podem essencialmente vencer a luta contra a doença que pode matar.

Durante as atividades desenvolvidas no CEI Menino Jesus, foi montado no interior da escola um laboratório contendo recipientes com larvas e pupas do mosquito, bem como a instalação de aparelhos microscópio para que os alunos pudessem fazer observações.

De acordo com a coordenadoria de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde, a situação da dengue em Ceará-Mirim está totalmente controlada. Segundo Wanderley de Morais, coordenador do setor, até a 28ª Semana Epidemiológica, foram notificados apenas 264 casos em todo o município, um número considerado baixo levando-se em consideração o que determina o Ministério da Saúde, em relação aos riscos da doença.

Participaram da caminhada contra a dengue no bairro Nova Descoberta, coordenadores técnicos das secretarias municipais de saúde e educação, professores, educadores, líderes comunitários, pais e familiares das crianças, além da secretária de educação do município, Ângela Aquino, que representou o prefeito Antônio Peixoto.

Cordialmente,

Jorge Moreira: Assessor de Comunicação

Nenhum comentário: