

Programação eclética marca abertura da Jornada Pedagógica 2011
Foi aberta na manhã de terça-feira 1º de março, a Jornada Pedagógica 2011 da Secretaria Municipal de Educação de Ceará-Mirim.
O evento faz parte da abertura oficial do ano letivo para gestores, supervisores e professores, onde os mesmos se reúnem para discutir e debater temas relacionados à educação.
Este ano, o tema escolhido foi, “Avaliação do Ensino e da Aprendizagem Escolar”. Na abertura, que ocorreu no auditório “Prefeito Roberto Varela” da Estação Cultural, o evento contou com a participação da secretária de educação do município, professora Ângela Aquino, do secretário de Defesa Social, Luciano Morais, que representou o Prefeito Antônio Peixoto, do secretário de Juventude, Esporte, Cultura e Lazer, Luiz de Oliveira Fernandes, além de toda equipe técnica da coordenadoria pedagógica do município.
Durante a abertura, a secretária Ângela Aquino destacou as ações da educação no Governo Peixoto como: reforma das escolas, ampliação de salas de aula, construção de novas escolas como a de Primeira Lagoa e a Creche Infantil no Conjunto Luiz Lopes Varela, quadras de esportes em parceria com os governos estadual e federal, aquisição de novos ônibus escolares através do Programa Caminhos da Escola, e apoio aos professores, implantando o Plano de Cargos e Carreira.
A secretária também destacou a luta incansável do governo Peixoto no sentido de melhorar mais e mais a qualidade do ensino do município, e aproveitou para pedir a união de todos em torno desse objetivo. “Que todos nós tenhamos harmonia, união e que vejamos o aluno como fator prioritário para uma educação de qualidade, para que a gente possa mudar a nossa realidade no que diz respeito a avaliação do ensino e da aprendizagem escolar”, observa a secretária Ângela Aquino.
CONFERÊNCIA
Após a abertura do evento, a ex-secretária estadual de educação, professora Rosário Cabral, ministrou a palestra “Avaliação do Ensino e da Aprendizagem Escolar” que era bastante aguardada pelos profissionais da educação.
Durante a conferência, ela destacou que a avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem, o qual, ganhou na atualidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnico e grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos.
Rosário Cabral também lembrou que a avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos. Para ela, o professor que trabalha numa dinâmica interativa, tem noção ao longo de todo o ano, da participação e produtividade de cada aluno.
ATRAÇÃO CULTURAL
Um dos momentos mais descontraídos durante a abertura da Semana Pedagógica, foi o momento cultural proporcionado à todos, pela Secretaria de Educação.
O evento, recebeu a visita de um conterrâneo que veio de outras terras potiguares para ilustrar os trabalhos pedagógicos do dia. Personagem criado e vivido pelo escritor e humorista Francisco Martins Alves Neto, que visita escolas e outras instituições levando a cultura através da contação de causos e poesias.
Trata-se de “Mané Beradeiro” que durante sua apresentação, contou diversos causos extraídos da vida real de cearamirinenses históricos. Mas o ponto alto foi quando arrancou aplausos e sorrisos da platéia ao apresentar a peça “O Jumento é nosso irmão”.
Francisco Martins Alves Neto (O Mané Beradeiro), é bibliotecário da Academia Norte-riograndense de Letras, secretário das sessões do Conselho Estadual de Cultura do RN, gestor do Projeto Momento do Livro e formando do curso de Letras e Literatura da Universidade Estácio de Sá em Natal – Rio Grande do Norte.
A Jornada Pedagógica será encerrada na sexta-feira 04 de março com diversas atividades nas escolas do município.
Cordialmente,
Jorge Moreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário