28/10/2010

NOTA DO PSOL - 28/10/10


PALAVRAS DO DELEGADO: "AINDA NÃO DEMITIMOS NENHUM SERVIDOR, AINDA NÃO..."

Por Sandro Pimentel

A tarde de ontem (27) ficou marcada pela presença do delegado Peixoto na Câmara Municipal de Ceará-Mirim. Ele foi eleito prefeito da nossa cidade há quase dois anos, mas ainda não começou a governar.
O fato é que Ceará-Mirim está cada vez pior e o povo não aguenta mais, a cada dia surge um novo fato que envergonha a nossa população. Ontem por exemplo, após ter sido convocado pela Câmara Municipal para prestar esclarecimentos, não trouxe nenhuma novidade, nem em relação às práticas de diversos gestores que já passaram por nossa cidade. Refiro-me a forma antidemocrática que tem sido prática em diversas gestões. A primeira vista, fiquei feliz ao chegar e ver tanta gente em frente a Câmara Municipal, logo pensei: "Legal, quanta gente mobilizada". Mas, infelizmente, logo fui informado por diversos diretores de escolas que me procuraram e afirmaram que estavam ali porque receberam telefonemas convocando para estarem ali.

O fato é que o expediente dos "voluntários" foi liberado e todos os ex-comissionados e agora "voluntários", convocados para irem aplaudir o prefeito, que vergonha!!! Pior que isso é que uma boa parte foi orientada a chegar muito cedo na Câmara para ocupar as cadeiras e desse modo, o povo ficar sem poder assistir o pronunciamento do prefeito, bom, foi uma forma muito covarde que o prefeito, ou melhor, o delegado encontrou para ser aplaudido e alguns aplaudiam na esperança que ao final do mês possam receber salário, afinal, imagino que todos têm compromissos e precisam honrar.


Por alguns minutos tive a oportunidade de ouvir o pronunciamento do delegado prefeito, mas o "choro" era o mesmo: O FPM caiu... Em nenhum momento, pelo menos até onde ouvimos o delegado falou que Ceará-Mirim recebeu 17,8 milhões de reais do FPM em 2009. Também esqueceu de falar que a prefeitura recebeu nesse mesmo ano 17,2 milhões de verbas federais para o FUNDEB e mais 9,3 milhões para a saúde pública (SUS). Então queda do FPM somente não justifica, claro que dificulta, mas se a população tivesse eleito um gestor a situação seria outra, mas elegeu um delegado...


Também não podemos esquecer que o município recebe boa fatia do ICMS, arrecada o ISS, IPTU e demais outros impostos, sem falar nos convênios que são feitos que também ajudam na captação de recursos.

Foi lamentável a atitude dos vereadores em vetar que os populares e comissionados presentes na câmara pudessem ouvir o pronunciamento do prefeito, isso mesmo, em um determinado momento a mesa diretora da câmara ordenou que a polícia militar afastasse o carro do som da 106 FM que estava transmitindo o pronunciamento, numa demonstração clara de descompromisso com a população, salvo engano apenas o vereador Júlio César resistiu a essa atitude, mas logo se aquietou. Absurdo. Será que os vereadores se esqueceram do seu papel na câmara? Até as caixinhas de som que ficam do lado externo do plenário foram providencialmente desligadas, quanto desrespeito à população! Mas as eleições já passaram então o tratamento é esse.


Algo me chamou muita atenção. Foi quando o delegado prefeito falou que a situação é muito difícil para os municípios, mas que aqui em Ceará-Mirim ele ainda não demitiu nenhum servidor público do quadro efeito e frisou: "ainda não demiti, ainda não". Em minha opinião essa é uma ameaça aos servidores públicos e uma demonstração exacerbada de autoritarismo do delegado que se esquece que concursado não pode ser demitido por incompetência administrativa do prefeito.


Outra coisa que quero chamar muita atenção é que o prefeito está mergulhado em ilegalidades. Bom, não sou formado na área do direito, mas me parece muito lógico afirmar que não é legal comissionado trabalhar como voluntário, por diversos motivos: Não podem assinar nada e se assinarem não tem qualquer valor legal, além disso, poderão depois buscar na justiça cada centavo fruto do trabalho desenvolvido "voluntariamente", então essa é mais uma forma desequilibrada do delegado prefeito que no mínimo, incentiva à disfunção.


Na noite de ontem fizemos uma reunião com diversas lideranças do nosso município e tivemos um grande consenso de realizarmos nova reunião convidando diversos outros segmentos como: Sindicatos, centrais sindicais, MST, grêmios estudantis e partidos políticos para marcarmos uma grande mobilização e um ato público muito forte para pressionar o prefeito e convence-lo que ele é um excelente delegado, mas um péssimo prefeito e que, portanto, precisa voltar às suas funções de polícia. A próxima reunião ocorrerá no dia 04/11, às 19h30.

Sigamos em frente, a população de Ceará-Mirim merece um prefeito, não um delegado.

19 comentários:

Anônimo disse...

Por que você não tenta ajudar, se vc fosse bom teria ganhado nessa eleição. Você só sabe fazer baderna e d gente assim Ceará-Mirim esta cheio.

Anônimo disse...

Caro blogueiro que você queira ou não o delegado como diz você é Prefito e tem mais que engulir no minimo 2anos 2meses queira ou não,seu blog está ficado desacretitado de tantas baicharia nos comentários que você posta, seja mais coerente e ético.

João André disse...

Nobre anônimo, você quer baicharia maior do que a de ontem na Câmara? Depois, nós para cobrar-mos alguma coisa de alguém, temos primeiro que deixar de ser covardes. Um abraço.

Anônimo disse...

este só pode ser papa ovo do delegado, que de prefeito só tem o nome. Mais baixaria foi um montim dque formaram ontem de frente a câmara, para aplaudirem um irresponsavél que junto com os que aplaudiram e soltaram fogos estão sucateando a nossa cidade. Serar que quem se passou para isto é realmente filho de ceara-mirim para fazer um papalão daquele. Tenho pena, pois talvez muitos que batiam palma não vão receber seus salários, um monte de alienados. Isto sim João é baixarioa, não seu blog que encomoda a muitos puxa sacos do delegado por vc ser uma pessoa autentica e não partidarista como muitos queriam. Veja o blog do Professor Robson que nem baba sabe, se contradiz nas suas matérias. Mais o respeito pois precisa que sua esposa continue com a gratificação e além do mais aprendeu a ser traira com o seu vereador RONALDO VENÂNCIO, quem viver verar que os dois falta ´pouco tempo para abandonar este BARCO FURADO. Continue desta forma amigo, poste a verdade, doa a quem doer, pois ser AUTENTICO é não comungar com esta raça destruidoura do nosso MUNICÍPIO.

Anônimo disse...

Quem ocupou as galerias da câmara ontem foram os cearamirinenses que chegaram sim cedo e com todo fervor aplaudiram o prefeito da cidade, pois entendem que o município vem mergulhado em crise desde governos passados e que do dia para a noite não há como resolver tudo. Mas Sandro, seja otimista e justo, se o povo elegeu Peixoto para governar por 4 anos, espere o fim de seu mandato para poder tirar suas conclusões.

Anônimo disse...

Gostei do discurso do Sandro Pimentel ontem a tarde, ele fala e tem coragem de dizer a verdade, algo que muitos têm medo. Acorda Ceará-Mirim, não merecemos isso.

Manassés Amorim

Anônimo disse...

Depois da falta de democracia dos vereadores, Sandro Pimentel mostrou que é competente e não se amedronta com o delegado, mas cuidado viu Sandro que o delegado pode mandar te fechar.

Balbino Cruz

Anônimo disse...

Parabéns João André, você faz uma comunicação séria e sem medo. Continue mostrado a verdade e dando espaço para quem quiser se expressar, isso é democracia.
Fiquei enojada em ver um monte de puxa saco aplaudindo o prefeito, mas ao mesmo tempo me senti orgulhosa em ver a coragem de Sandro. Que cara porreta. O que ele escreveu retrata a pura verdade.

Vânia Araújo de Queiroz

Anônimo disse...

Baderna é o lixo na rua;
Baderna é o Mercado da Carne fechado, por não ter sido cumprido determinações da justiça;
Baderna é a falta de higiêne no Matadouro Público;
Baderna, é a falta de respeito ao servidor municipal que não sabe onde e quando irá receber seus vencimentos;
Baderna quem faz?

Anônimo disse...

Queria muito vê as coisas mudarem, mas não mudam, o pessoal de ceará mirim sabe sim fazer muita "zuada" mas atitude poucos tem, na verdade quase niguem tem. a população de ceará mirim é que nem mulher de maladro! Bora minha gente, atitude!, vamos colocar ordem e praticar a cidadania. essa reunião ja é um começa dia 04/11 estarei la. mas fica minha dúvida onde vai ser?
Obrigado e bom feriado para todos.

Anônimo disse...

MARCONI TORQUATO: Enfermeiro contratado não recebe salário a 4 meses e estava na câmara aplaudindo Peixoto!!! ISSO É SER BABÃO AO EXTREMO!!! AFF MARIA!!!

Anônimo disse...

O pior cego... é que não ve o caos que tá na cidade... se a cidade está tão bem administrada, por que o povo reclama tanto? e por que estamos na televisão quase todo dia agora? só coisa rui, é bom dizer. o prefeito-delegado, nem da segurança tá cuidando, nem na segurança coloca moral, os arruaceiros estão pintando e bordando aqui.

Anônimo disse...

É verdade, que tristeza ver a nossa cidade nesse caos de abandono total, sabemos que tudo isso é gerado por uma péssima gestão. Pois é, muitos políticos quando estão no poder querem benefícios para si e os seus, esquecem do povo que o elegeu.

Simone Nobre

Carla Valéria disse...

Valeu Sandro, a verdade é preciso ser falada e vc não tem papas na língua. Esse prefeito precisa cumprir com o compromisso firmado com o povo de Ceará-Mirim e ter vergonha de ver a nossa cidade do jeito que está.

Carla Valéria

Anônimo disse...

todo cearamirinense sabe muito bem do caos administrtivo em que se encontra a nossa cidade e todo ceramirinense sabe tão bem como ninguem a solução para este problema, não prescisa esse zémané vir aqui somente tirar proveito desses fatos, nós ja sabemos o que ele quer: fazer média da situação e depois dizer a selebre frase: VOTE EM MIM; sai pra lá zémané, aqui pode até ter muito corno mas otário não visse!!!

Anônimo disse...

Nesse reunião eu quero ir, quero contribuir em colocar gente no ato que vai bombar. Essa iniciativa de Sandro é perfeita, se colocarmos gente nas ruas, seremos capazes de expulsar o prefeito e mandar ele ir tomar conta da segurança de João Maia, acho que pra isso ele é bom.
Concordo com Carla, esse Sandro me orgulha, vamos nessa. Parabéns João André.

Marisa Luana de Souza

Alex disse...

Pronto Sandro Pimentel, não estamos percebendo que é você mesmo quem está comentando essa matéria usando outros nomes. Somos todos burros, esperto aqui é só você. É ridículo o que você está fazendo. Chega a ser hilário.

BETINHO disse...

-FORA PEIXOTO;
-FORA IRMÃO CARLOS;
-FORA FRANKLINHO;
-FORA ÉLCIO DE MURIÚ;
-FORA GRAÇA DE MURIÚ;
-PATRICIA JUNA;
-FORA ZÉLIA SANTOS;
-FORA ROANALDO VENÂNCIO;
-FORA RENATO COUTINHO;
-FRORA ROBERTO LIMA.

QUANDO DIGO FORA TODOS É PORQUE
VEMOS E SABEMOS QUE TODOS TEM UMA PARCELA DE CONTRIBUIÇÃO COM O DELEGADO PEIXOTO,NÃO SABEMOS QUANTO
ESAÕ COMENDO OU MAMANDO,MAS QUE TEM
TEM.

Anônimo disse...

MEU CARO AMIGO SANDRO PIMENTEL A SE ANOSA CIDADE TIVESSE UNS CINQUENTA HOMENS ASSIM COMO VOCE BAIXINHO MAS COM GRANDE CAPACIDADE POLITICA E DESTEMIDO E AUDACIOSO E ACIMA DE TUDO MUITO CORAJOSO PORQUE DEIXAR A SUA CIDADE PARA VIR ATE A NOSSA CIDADE E JUNTAR-SE AOS DEMAIS PARA LUTAR EM DEFESA DO NOSSO MUNICIPIO ISSO E UMA ATITUDE DIGNA DE POUCOS QUE SE DIZEM SER FILHOS DE CEARA-MIRIM QUE SÃO O EXEMPLO DOS NOSSOS VEREADORES QUE FORAM ELEITOS PARA REPRESENTAR O POVO E NÃO FAZEM NADA E SIM SÃO UNS VERDADEIROS REPRESENTANTES DOS SEUS INTERESSES PROPRIOS E DE ELGUNS FAMILIARES ISSO E UMA VERGONHA E PARA VOCE SANDRO NOSSOS PARABENS PELA A JUDA E PELO O SEU DISCURSO.