10/11/2015

PAPO 10 COM RENATO MARTINS




1 - Renato, por quê você quer ser prefeito de Ceará-Mirim, já que você colocou seu nome a disposição do seu partido?
(Blog Ceará-Mirim Livre)

R -  Sou apenas um velho e inveterado defensor das coisas do nosso vale. Aqui passei todos os dias da minha vida. Ingressei na vida pública e por isso devedor por gratidão à nossa gente. Tive a  incumbência de presidir o poder legislativo do município - Palco de atuação de quadros memoráveis da política cearamirinense e decisões importantes à vida dos munícipes - quando fui eleito e reeleito pela unanimidade dos votos dos meus pares. Por questões de convicção , não sou adepto ao estilo de imposições, inclusive de nomes à sucessão municipal. Creio que candidatura se constrói, mutuamente, valorizando o diálogo, a discussão é o consenso. A  atuação diária na gestão administrativa e política  me subsidiou de experiência e Conhecimento dos problemas, dificuldades e potenciais da nossa terra.


2 - Vereador Renato Martins, você não acha que em tempos de crise um contrato de R$ 18 mil por seis meses não é um valor muito alto para contratar uma rádio em nosso município como é o caso do contrato entre a câmara municipal e a rádio 87,9 FM Vale Verde, para transmitir as duas  sessões semanais do parlamento municipal?
(Ari Duarte)

R - Caro Ari Duartte; Tenho me esforçado no sentido de manter os serviços de transmissão das sessões ordinárias da Câmara Municipal por julgar importante para o acompanhamento e interação com a população. De forma pioneira a casa celebrou convênio com a única rádio comunitária e devidamente habilitada para isso, conforme preconiza a legislação vigente, observaras as questões mercadológicas, publicações e chamamento público. Os valores licitados, não serão gastos em sua totalidade, uma vez que a rádio recebe por número de sessões transmitidas num total de dez por mês e ainda as inserções institucionais do poder legislativo dentro da grade da emissora.


3 -Renato, é verdade que se a sua candidatura não decolar conforme o esperado Peixoto tem um plano "B" e esse plano seria uma coligação com o PP e apoiar a candidatura de Marconi Barreto e você formar a chapa com ele ocupando a vaga de vice?
(Blog Ceará-Mirim Livre)

R - Tenho atuação na militância dos mais desafiantes movimentos políticos recentes do  nosso município e o histórico que ilustra a chegada do atual prefeito ao Solar Antunes, por si só, demonstram quesitos como coragem, persistência e determinação. Ouvindo a população, suas críticas e sugestões, Sempre adotei posições políticas muito bem definidas sem subterfúgios  e adoção de plano B.


4 - Vereador, é verdade que a cooperativa dos transportes escolares pertence a vossa excelência, e que o senhor tem ônibus agregado a ela?
(Antônio Carlos de Lima)

R - Caro Antonio; Agradeço a sua pergunta por me oportunizar o pronto esclarecimento de acusações levianas e infundadas em relação à minha pessoa. Não tenho ligação alguma com a cooperativa de transportes escolares nem tampouco possuo qualquer veículo a ela agregado. 


5 - Renato, PR, PROS e PSD estão formando um bloco independente em Brasília, se esse bloco se consolidar e se estender por todo Brasil, como ficam o PR e o PSD cearamirinense sabendo que hoje são os maiores adversários políticos da cidade?
(Blog Ceará-Mirim Livre)

R -  As decisões partidárias são importantes no contexto das estratégias políticas no campo da atuação parlamentar, no entanto as afinidades e o espírito de cooperação são fundamentais para esse conceito. Ademais, desconheço qualquer orientação partidária nesse sentido.


 6 - Vereador Renato, Por quê você acha que o povo de Ceará-Mirim deve votar no nobre vereador para ser o seu prefeito?
(Eduardo Lourenço)

R -  Caro Eduardo Lourenço; Reforço firmemente a minha crença num povo que tem aprendido com as experiências vividas. A identidade, a vivência , os desafios, o resgate às nossas raízes,  têm nos encorajado a assumir o chamamento que enseje um cenário de confiança, recuperação de nossa auto-estima e esperança no futuro.


7 - Renato, quando sobra dinheiro no final do mês nos caixas das câmaras municipais, alguns presidentes devolvem esse valor para o chefe do executivo. Pergunto, na sua opinião essa devolução é para ficar bem na fita com o prefeito, ou por quê esse dinheiro não é investido em um projeto que beneficie a população?
(Blog Ceará-Mirim Livre)

R - Caro João André. Desconheço a experiência, seja aqui ou em qualquer outro município brasileiro da prática de devolução de recursos mensais aos cofres do executivo. No entanto a devolução de valores anuais, ao meu ver, demonstram eficiência administrativa e otimização dos recursos, além de zelo e observância à legislação vigente. Igualmente ao que foi observado ao final de 2014, quando o legislativo devolveu quase R$ 20.000,00 aos cofres do município, temos a expectativa de fechar 2015 devolvendo recursos consideráveis ao executivo conforme orienta a legislação.


8 - Presidente, por quê a câmara municipal não retoma as sessões itinerantes pelos distritos do município, é com receio da receptividade dos moradores por o senhor defender uma das piores administrações que Ceará-Mirim já teve?
(Carlos Magno da Silva - Nova Ceará-Mirim)

R -  Carlos, as interações da câmara com a população é, na minha opinião, algo de importância ímpar. No entanto se fez necessário a adoção do diploma legal para dar suporte jurídico às suas demandas. Para isso, tramitou e foi aprovado pela casa os projetos de lei que dotam a câmara das condições administrativas de executar essas relações. Aproveito para convidar os leitores para neste sábado, às 17 horas, a estreia na comunidade de Primeira Lagoa.


 9 - Renato Martins, eu gostaria que o senhor dissesse quantos servidores efetivos e contratados tem a câmara municipal hoje, e se realmente o parlamento precisa de todo esse contingente?
(Luciano de Freitas)

R - São treze os servidores efetivos e setenta e cinco comissionados. Contando com a orientação do Tribunal de Contas do Estado e visando diminuir consideravelmente as distorções entre efetivos e cargos em comissão, já tramita na casa o Projeto de Lei 37 de 2015  de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a realização de concurso público.


10 - Renato, se você não for o candidato do sistema, quem você gostaria que fosse e qual das candidaturas expostas você não queria ver vitoriosa?
(Blog Ceará-Mirim Livre)

R - Aceitei a condição de pré-candidato à sucessão municipal, atendendo o chamamento de inúmeras consultas espontâneas  divulgadas nos órgãos de imprensa da nossa cidade. Não entendo candidatura de "Sistema". Legítima é a que nasce do anseio popular. A decisão livre dará respaldo à demanda das aspirações e reivindicações do povo e ao município que eu amo e quero servir.

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse é o rei da dissimulação,não diz coisa com coisa,mas uma coisa não consegue esconder porque é muito nítida:Foi Peixoto quem Fez Ele.

Anônimo disse...

Pelo numero de comentarios, dar pra se ter uma ideia do prestigio desse candidato...kkkk O pOvo do CM uqe um nome novo. Nem lee nem Julio vão despontar, anotem

Anônimo disse...

Jesus tem piedade do povo de Ceará Mirim. Oito anos, com mais quatro anos.

Anônimo disse...

Meu amigobesse ai é uma perola de peixoto.
To doido q chegue 2016..
55 neles, qro julio prefeito.