02/09/2011

FALA SÉRIO


Ceará-Mirim


Mais uma noite de gala na cidade de Ceará-Mirim.Desta vez foi a posse da ACLA (Academia cearamirinense de letras e artes). Neste evento estavam presentes “autoridades” intelectuais de nosso município, houve até apresentação da banda de música de Ceará-Mirim.Na mesa de homenageado verificamos velhos caciques, cabos eleitorais, infratores da nossa justiça eleitoral. Pois é, cheguei até a pensar que a cadeirada academia seria distribuída de acordo com o número de votos comprados por seus nobres pensadores do passado, e homenageados. Quanto ao discurso, podemos classificar como um “monologo de uma letra só” foram enaltecidos os mesmos heróis de sempre.E acreditem, foram feitas duras criticas á situação atual do município, ”intelectuais” corajosos estes, certamente não havia um espelho, pois assim evitaria certas afirmações no mínimo duvidosas.para os jovens mais atentos e independentes intelectualmente, o problem a maior, ou, o que chamou a atenção não foi dito. Por outro lado era até de esperar, pois se não há renovação de conhecimento não poderá haver discursos novos.

Há um ditado popular que diz: “De boas ideias o inferno está cheio”, e cheio também estava a estação cultural. Detalhe, a população estudantil do ensino básico e médio pelo visto não foi convidada para prestigiar a posse e nem tão pouco o delicioso buffet que nem de longe se compara ao que se convencionou chamar de merenda. Pensando bem foi melhor assim, afinal eles não teriam um tratamento proporcional ao que foi dado aos senhores bem vestidos e perfumados, que conduzem os processos políticos no plano local. Acredito que estamos vivenciando uma grave crise moral decorrente de nossas heranças corruptas, e o caminho para a superação de nossos graves problemas sociais perpassa por uma reestruturação de ideias, e isso nós não temos. Maior participação da sociedade civil organizada; e isso nós não temos. Forte investimento na educação de base; e isso nós não temos. Reforma das instituições;isso nós não temos.

Prefeito e vereadores; eleitos sem compra de votos , prefiro não comentar, hipócritas, bandidos, lacaios, compradores de votos, e pseudointelectuais apontando soluções simplistas para um sistema viciado e arcaico; isso nós ... bom, é melhor parar de escrever este artigo antes que me acusem de pessimista. Ou então, me responsabilizem por todas as mazelas atuais do nosso amável Ceará- Mirim. Tão Mirim quanto nossos mandarins.

Jr. Rolim

7 comentários:

Dirce mulher disse...

Embora não se possa tirar o mérito dos bem-intencionados, dos reais pensadores em questão, parece que essa academia significa um simples faz-de-conta em meio a tantas "faltas" que os nossos jovens tem. Ao final do artigo a única palavra que vinha à minha mente era: PERFEITO!RESUMIU TD Q EU PENSO!

Anônimo disse...

Artigo espetacular, excelente!

Francisco Canindé (DEDÉ) disse...

JOão, embora tenha sido postado pelo amigo, mas, a linguagem é de autoria do Dr. Pedro Simões, que começa a escrever usando um "laranja". Essa prática é comum, ao nosso Presidente da Academia, muitas coisas ainda viram, tenha cuidado, pois de tudo é capaz e tem inteligência para tanto. Cuidado inferno está cheio de idéias, e querem fazer do nosso CM desse inferno.

Anônimo disse...

esse artigo, elém de está muito atrasado...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

Anônimo disse...

Concordo com o Francisco Canindé. João você na sabe e nem imagina do quê esse presidente da academia é capaz. E tempo vai mostrar a você.

Anônimo disse...

SO EXISTE COMPRA DE VOTO PORQUE TEM QUEM VENDA,ENTAO OS COMPRADOS NAO TEM O DIREITO DE RECLAMAR DIVIDA O QUE GANHO, OU SEJA, QUANTO VALEU O VOTO E DIVIDA POR 4 ANOS, E VERGONHOSO MAIS E A VERDADE.

Anônimo disse...

Não concordo que a culpa seja de quem vende o voto. Os pobres coitados sem eira nem beira é que são ludibriados em todos os sentidos por esses espertalhões que acabam com o Brasil, desde Brobodó-mirim até Brasília!