18/04/2023

A PGR ESTÁ MAIS PERDIDA QUE 'CEGO EM TIROTEIO'

PGR desiste de arquivamento e denuncia Kajuru por calúnia contra ministro Gilmar Mendes

A Procuradoria Geral da República desistiu nesta segunda-feira (17) do pedido para arquivar um inquérito aberto para apurar supostas ofensas feitas pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) ao ministro Gilmar Mendes, feito ao Supremo Tribunal Federal (STF) e denunciou o senador por crime de calúnia.

O caso envolve três declarações de Kajuru contra Mendes desde 2019, usando termos como "venda de sentença".

Ao pedir o arquivamento no início do mês, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, afirmou que Mendes não havia se manifestado sobre o interesse em processar o senador.

A PGR, no entanto, diz que após pedir o encerramento do caso tomou conhecimento que houve manifestação de Gilmar Mendes enviada à Presidência do STF no dia 19 de março.

Para Lindôra Araújo, Kajuru deve ser denunciado porque "sua afirmação ofensiva desbordou dos limites do exercício regular do direito à liberdade de expressão constitucionalmente assegurado".

"Ao atribuir falsamente a prática do crime de corrupção passiva ao ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Ferreira Mendes, o denunciando agiu com a nítida intenção de macular a imagem e a honra objetiva do ofendido, tentando descredibilizar a sua atuação como magistrado da mais alta Corte do país", escreveu a vice-PGR.

G1

Nenhum comentário: