23/04/2023

ICE (INSTITUTO CIDADES EMPREENDEDORAS) COLOCA NATAL E MOSSORÓ ENTRE AS 80 CIDADES PARA SE EMPREENDER NO PAÍS

Natal e Mossoró ficam entre as 80 cidades para se empreender no país

Um levantamento publicado anualmente pelo Instituto Cidades Empreendedoras (ICE), que avalia as 101 maiores do Brasil com melhores condições para se empreender, colocou Natal na 49ª posição e Mossoró em 77º lugar. A capital potiguar apresentou melhora em três dos sete índices avaliados. Já a segunda maior cidade do Estado, Mossoró, subiu oito posições em comparação com o levantamento anterior.

Mesmo com essas duas cidades no ranking, o Rio Grande do Norte só chega a ser citado no relatório 2023 após 24 estados terem, pelo menos, um município na frente. Para interlocutores do setor de empreendedorismo de Natal e do RN, melhorias em infraestrutura, carga tributária e apoio ao empreendedor são pontos necessários para melhora nos índices.

O estudo é publicado anualmente desde 2014, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Foram avaliados sete determinantes: Ambiente Regulatório (Natal 96º, queda de 25 posições), Infraestrutura (Natal 29º, queda de nove posições), Mercado (49º, queda de duas posições), Acesso à Capital (Natal 41º, manutenção), Inovação (Natal 46º, crescimento de 14 posições), Capital Humano (Natal 29º, crescimento de 15 posições) e Cultura Empreendedora (Natal 14º, ganho de uma posição). Em comparação com o último relatório de 2022, a capital potiguar apresentou queda em relação ao último relatório, quando ocupou a 42ª posição.

TN

Nenhum comentário: