21/02/2023

SAÚDE: PESQUISA APONTA QUE PESSOAS QUE TIVERAM COVID TEM MAIS RISCOS DE DESENVOLVER DIABETES

Pessoas que tiveram Covid-19 têm mais risco de desenvolver diabetes, aponta pesquisa

Pessoas que tiveram o novo coronavírus (Covid-19) têm um risco maior de desenvolver diabetes. A informação é de um estudo, publicado na semana passada, no JAMA Network Open.

Pesquisadores do Cedars Sinai Medical Center, em Los Angeles (EUA), estudaram os registros médicos de mais de 23 mil adultos que tiveram Covid pelo menos uma vez.

Os estudiosos analisaram a probabilidade de essas pessoas receberem um novo diagnóstico de diabetes, pressão alta ou colesterol alto nos 3 meses após a contaminação pela doença em comparação com os 3 meses anteriores.

Como as visitas aos serviços de saúde foram frequentemente interrompidas durante a pandemia da Covid-19, diversas pessoas estão fazendo exames de rotina que deixaram para trás.

Os pesquisadores do Cedars perceberam que isso poderia torná-los mais propensos a obter um novo diagnóstico de uma condição, como diabetes, que eles podem estar desenvolvendo de qualquer maneira.

Para controlar isso, os pesquisadores também analisaram o risco de algo que chamaram de “diagnóstico de referência“, ou seja, um novo diagnóstico de refluxo ácido ou infecção do trato urinário ,como uma forma de lidar com esse viés.

Os dados mostraram que as pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus tiveram maiores riscos de serem diagnosticadas com diabetes, colesterol alto e pressão alta após as infecções.

Porém, quando os pesquisadores ajustaram esses números para contabilizar o diagnóstico de referência, apenas o risco de diabetes permaneceu significativamente elevado.

A Covid aumentou as chances de um novo diagnóstico de diabetes em cerca de 58%.

TBN

Nenhum comentário: