24/10/2022

REINO UNIDO JÁ TEM UM NOVO PRIMEIRO-MINISTRO

Rishi Sunak será o novo primeiro-ministro do Reino Unido

O ex-chanceler do Tesouro britânico Rishi Sunak foi anunciado como o novo primeiro-ministro do Reino Unido, nesta segunda-feira (24/10). Sem concorrência, o sucessor de Liz Truss se consagra como o primeiro hindu a ocupar o cargo de chefe de governo no país.

Segundo colocado na disputa que deu a vitória a Truss, ele teve nomeação garantida após sua principal adversário Boris Johnson desistir da disputa e Penny Mordaunt retirar a candidatura pela liderança do Partido Conservador por não ter angariado o apoio mínimo de 100 parlamentares conservadores.

Truss renunciou ao cargo na última quinta-feira (20/10) após um pacote econômico com redução de impostos que não foi bem aceito pelo mercado financeiro.

Primeiro hindu a ocupar a função de ministro das Finanças do Reino Unido, Sunak deu o pontapé inicial à onda de renúncias no governo que culminou na queda de Boris Johnson, ao lado do ex-chefe da pasta da Saúde, Sajid Javid.

O ex-secretário foi nomeado secretário das Finanças no início de 2020 e conduziu o país no enfrentamento das consequências financeiras ocasionados pela pandemia de Covid-19. Ele recebeu elogios pelo pacote de resgate econômico proposto para frear a crise, incluindo um programa de retenção de funções que evitou o desemprego em massa.

Nenhum comentário: