04/11/2021

'PAPA FRANCISCO DIZ SOBRE PEDOFILIA NA IGREJA: 'DOR E VERGONHA'

“Dor e vergonha”: Papa sobre pedofilia na Igreja

Durante um congresso sobre tutela de menores, promovido pela Comunidade Papa João XXIII, em Roma nesta quarta-feira (4), o papa Francisco voltou a manifestar “dor e vergonha” por causa de escândalos de pedofilia na Igreja Católica.

Segundo Francisco, apenas uma “ação sistemática preventiva” pode “erradicar a cultura de morte da qual todas as formas de abuso – sexual, de consciência, de poder – são portadoras”.

Para o pontífice, é preciso “dar vida a uma cultura capaz de evitar que tais situações não apenas não se repitam, mas também não encontrem espaço para ser encobertas”, por meio de um “caminho de conversão pessoal e comunitária”.

“Um caminho que, como Igreja, somos chamados a percorrer todos juntos, solicitados pela dor e pela vergonha de não termos sido sempre bons guardiães dos menores que nos foram confiados em nossas atividades educativas e sociais”, disse o Papa.

“Se o abuso é um ato de traição da confiança que condena à morte quem o sofre, a prevenção deve ser um percurso permanente de promoção de uma certa confiabilidade em relação ao futuro e com a qual os menores precisam contar”, disse Francisco, conforme relatado pela Ansa.

Nenhum comentário: