21/02/2021

RECEITA DE UMA 'VACA ATOLADA'

Veja como preparar a 'Vaca atolada', prato mineiro que caiu no gosto dos nordestinos

A "Vaca atolada” é um prato típico da cozinha mineira, mas caiu no gosto do nordestino. Ele é feito com ingredientes simples, como a costela bovina e a macaxeira. "Entre as histórias que contam sobre a origem desse prato, dizem que os tropeiros andavam na região de Minas Gerais em busca de ouro, e, quando chovia muito, os animais atolavam e eles não conseguiam seguir viagem. Eles aproveitavam o momento para fazer as refeições e isso teria dado origem ao nome desse prato", conta o gastrólogo Alexandre Dantas.

A receita que ele preparou para o programa Inter TV Rural deste domingo (21) leva ainda alguns temperos típicos do Nordeste, como o cheiro verde e a pimenta-de-cheiro.

Ingredientes

  • 1 kg de costela bovina
  • 600 a 800 g de macaxeira pré-cozida
  • 1 cebola roxa grade cortada em cubos
  • 1 pimentão pequeno cortado em cubos
  • 2 tomates grandes sem sementes cortados em cubos
  • 3 pimentas-de-cheiro cortadas em cubos
  • 50 ml de azeite ou óleo
  • 1 folha de louro
  • Cheiro verde, sal, colorau e pimenta do reino a gosto
  • 3 dentes de alho amassados ou picados
  • Água para cozimento

Preparo

O primeiro passo é colocar a macaxeira para cozinhar em água e sal. Ela não deve ficar desmanchando. O ponto correto é que ela esteja ainda firme, para terminar de cozinhar junto com a carne.

Na sequência é preciso temperar a carne. A costela deve ser cortada em pedaços e limpa. Depois colocamos sal a gosto, o alho e também pimenta do reino. Misturamos bem todos os temperos na carne e reservamos ela marinado no tempero por cerca de 30 minutos.

Em uma panela vamos selar a costela. Colocamos um fio de óleo ou azeite na panela já quente e os pedaços da costela até que eles fiquem dourados dos dois lados. É importante fazer isso com todos os pedaços. Se for preciso, pode ser feito em duas etapas

Quando todos os pedaços estiverem dourados dos dois lados, retiramos da panela e deixamos em um recipiente. Na mesma panela usada para selar a costela, vamos refogar os vegetais para que peguem mais sabor. Pra isso, retiramos o excesso de gordura solta pela carne no fundo da panela.

Começamos refogando a cebola roxa, deixamos por alguns minutos, em seguida acrescentamos o talo da cebolinha, a pimenta-de-cheiro e o pimentão. Depois de refogar um pouco, colocamos o tomate por último, mexendo sempre. Em seguida, colorau ou molho de tomate, pra quem preferir.

Quando o refogado estiver bem homogêneo, colocamos novamente os pedaços de costela dentro da panela pra que ela comece a cozinhar. Adicionamos uma folha de louro. Depois, água e a tampa da panela pra que ela cozinhe mais rápido. É preciso mexer de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Quem preferir pode fazer esse processo também na panela de pressão.

Enquanto a costela cozinha, vamos retirar as fibras que ficam no centro da macaxeira e cortar em tamanhos parecidos.

Quando a costela estiver com a carne macia, e alguns pedaços até começando a soltar do osso, mas ainda com uma boa quantidade de líquido, colocamos os pedaços de macaxeira dentro do caldo. Misturamos para que eles fiquem todas dentro do molho. Podemos colocar um pouco mais de água para que continuem cozinhando.

Deixamos a macaxeira cozinhar dentro do caldo, mexendo sempre para não queimar, já que o molho vai ficando mais consistente. Quando a macaxeira estiver bem macia e a carne bem cozida, é hora de ajustar o sal e a pimenta, se for necessário, e finalizar com cheiro verde picado. Depois, é só servir.

G1

Nenhum comentário: