quarta-feira, 14 de outubro de 2020

MÉDICOS EM ALERTA: APÓS COVID-19 PACIENTE TEM PERDA AUDITIVA

Paciente tem perda auditiva após Covid-19 e cientistas fazem alerta a médicos

Um homem que passou um longo período de tempo internado na UTI com Covid-19 desenvolveu problemas de audição no Reino Unido. O caso é o primeiro do tipo no país, mas há outros cinco relatos semelhantes em outras localidades.

O relatório publicado na revista “BMJ Case Reports” afirma que o paciente sofreu uma perda auditiva neurossensorial de início súbito (PANS).

O homem, cujo nome não foi divulgado, recebeu esteróides orais por sete dias. O tratamento resultou em melhora subjetiva parcial de sua audição.

Ele também teve uma pequena quantidade de esteróide injetada diretamente no ouvido, mas não sentiu nenhum efeito.

“Perda auditiva e zumbido são sintomas observados em pacientes com Covid-19 e vírus influenza, mas não haviam sido destacados”, escreveram os autores do relatório.

“No caso apresentado aqui, o paciente estava anteriormente bem, sem outra causa atribuível para a perda de audição", prosseguiram.

"Apesar de haver poucos estudos semelhantes, existe a possibilidade de uma relação entre Covid-19 e PANS".

Os autores do relatório ainda afirmaram ser importante questionar os pacientes internados na UTI sobre o problema. “Qualquer paciente que relate perda auditiva aguda deve ser encaminhado ao otorrinolaringologia em caráter de emergência."

Vogue

Nenhum comentário: