29/04/2020

NATAL: PESQUISA MOSTRA ÁLVARO DIAS VENCENDO NO 1º TURNO

Álvaro Dias lidera pesquisa para prefeito de Natal e venceria eleição em 1º turno



prefeito de Natal, Álvaro Dias, é o preferido pelo eleitorado natalense e seria mantido no cargo, ainda no primeiro turno, se a eleição para prefeito da capital potiguar fosse hoje. Este é o resultado da primeira pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto RadarNE a pedido do jornal Tribuna do Norte. A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira (28).

No cenário estimulado, a pequisa apresentou oito possíveis nomes. Álvaro Dias (PSDB) aparece na liderança, com 29% das citações. Tecnicamente empatados, aparecem em seguida a deputada federal Natália Bonavides (PT), com 8%; os deputados estaduais Kelps Lima (Solidariedade) e Hermano Morais (PSB), os dois com 5% cada; e o deputado federal General Girão (PSL), com 4%.

Em seguida, aparecem os deputados estaduais Sandro Pimentel (PSOL) e Coronel Azevedo (PSC), ambos com 2%; e o advogado e empresário Fernando Pinto (Novo), com 1%.

31% dos entrevistados disseram que não pretendem votar em ninguém ou em branco ou nulo e 13% não souberam ou não quiseram responder ao questionário.

A pesquisa indica que, se a eleição fosse hoje, Álvaro Dias teria 51% dos votos válidos, neste cenário, percentual suficiente para uma vitória em primeiro turno.

OUTROS CENÁRIOS

Em um cenário no qual foram apresentados, na aplicação dos questionários, quatro nomes, Álvaro Dias chegou a 33%; e Hermano Morais e Natália Bonavides ficaram numericamente empatados com 9%. Neste cenário, Kelps Lima empata tecnicamente com esses dois, ficando em 7%. Os eleitores que responderam “ninguém, branco ou nulo” somaram 32%, enquanto 10% disseram “não sabe” ou não quiseram responder.

A pesquisa testou cenários com dois nomes, que são como se apresentam as disputas em segundo turno. Neste caso, os percentuais foram os seguintes em três cenários: Álvaro Dias 43%, Kelps Lima 11%, ninguém, branco e nulo 38%, ns/nr 8%; Álvaro Dias 40%, Natália Bonavides 14%, ninguém, branco e nulo 37%, ns/nr 9%; e Álvaro Dias 41%, Hermano Morais 12%, ninguém, branco e nulo 37%; ns/nr 10%.

Os percentuais segmentados mostram que o melhor desempenho de Álvaro Dias é na Zona Norte de Natal, onde ele vai a 36%. Natália Bonavides tem o percentual mais elevado entre os eleitores com nível superior (18%). O General Girão tem o índice mais expressivo (7%) entre os que ultrapassaram os 55 anos. Nesta faixa etária, também estão os 36% que pretendem votar branco ou nulo.
ESPONTÂNEA

Os números da pesquisa espontânea, na qual não é apresentada a lista dos possíveis candidatos no momento da pergunta, mostram o prefeito Álvaro Dias com 17%.

Foram citados com 1%: o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (que não pode ser candidato), Kelps Lima, Hermano Morais, Natália Bonavides e Coronel Azevedo. Outras nomes citados tiveram menos de 1%. Entre os pesquisados, 29% reponderam “ninguém”, “branco” ou “nulo”. Além disso, 47% afirmaram “não sabe” ou não quiseram responder.

O diretor da RadarNE, Maurício Garcia, afirma que os números mostram favoritismo do atual prefeito. Os demais pré-candidatos estão tecnicamente empatados na disputa por um segundo lugar. Ele afirma também que a pesquisa mostra que o eleitor não identificou ainda um candidato que desponte como um nome de oposição. Na simulação com oito nomes, Álvaro Dias tem 51% dos votos válidos. Em outro cenário, com quatro nomes, chega a 57% dos votos válidos.

AVALIAÇÃO

A pesquisa também avaliou os desempenhos das gestões do prefeito Álvaro Dias; da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; e do presidente Jair Bolsonaro em Natal.

Segundo a pesquisa, o prefeito Álvaro Dias tem 64% de aprovação, 18% de desaprovação, e outros 18% não sabem ou não quiseram responder sobre essa avaliação. A governadora Fátima Bezerra tem 45% de aprovação, 40% de desaprovação e 15% não sabem ou não quiseram responder. Já o presidente Jair Bolsonaro é aprovado por 34%, desaprovado por 53% e 13% não sabem ou não quiseram responder.

SEGMENTAÇÃO DA AVALIAÇÃO

Nos percentuais segmentados, a maior aprovação do prefeito Álvaro Dias é nas regiões Oeste (73%) e Norte (69%). Ele também tem um índice elevado entre os eleitores com até o ensino fundamental, entre os quais é aprovado por 69%.

A governadora Fátima Bezerra também tem o maior percentual de aprovação na Zona Oeste (52%) e entre os jovens com idade entre 16 e 24 anos (54%).

O presidente Jair Bolsonaro tem o mais expressivo índice de aprovação, em Natal, entre os que têm 55 anos ou mais, com 38%.

É importante frisar que os questionários foram aplicados entre os dias 17 e 20 de abril, portanto, antes do anúncio da saída do ex-ministro da Justiça Sergio Moro. Com isso, os percentuais de avaliação do presidente não indicam possível implicações positivas ou negativas deste episódio.

SEM INTERESSE

A pesquisa RadarNE fez a sondagem sobre o grau de interesse pelas eleições deste ano. A maior parcela (43%) respondeu “nenhum interesse” sobre as eleições, enquanto 31% afirmaram que tem “pouco interesse”. Entre os entrevistados pelo instituto de pesquisa, 20% afirmaram que tem “muito interesse”.

O diretor da RadarNE avalia que esses percentuais mostram que os eleitores em Natal “não estão animados com a eleição que está por vir”. A soma dos que afirmam que “pouco” e “nenhum interesse” pelas eleições chega a 74%. “Esse é um dado assuntador”, comenta Maurício Garcia.
Ao ser perguntado sobre qual seria “a melhor opção para Natal”, 39% escolheram a resposta “reeleger o prefeito Álvaro Dias, que já está administrando”; 24% optaram pela resposta “eleger um nome novo na política mesmo sem experiência administrativa”; enquanto que 16% apontaram “eleger um outro político, com ou sem experiência administrativa”.

Para Maurício Garcia, a escolha feita pela maior parcela dos entrevistados confirma que, em uma eleição municipal, na qual os eleitores vão escolher o prefeito de sua cidade, os temas do “cotidiano tendem a prevalecer e eles geralmente buscam fazer opções que considerem mais seguras e por nomes nos quais identificam experiência administrativas” mais consolidadas.

REGISTRO E DADOS

A pesquisa da Radar NE, contratada pelo jornal Tribuna do Norte, foi realizada entre os dias 17 e 20 de abril de 2020. Foram realizadas 1.000 entrevistas com eleitores de Natal. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte sob o número RN-07109/2020.

Agora RN

Nenhum comentário: