30/12/2019

MILÍCIAS DO IRAQUE E SÍRIA SOFREM ATAQUES DOS EUA

EUA fazem ataques no Iraque e Síria contra milícias xiitas

Secretário de Defesa Mark Esper

Secretário de Defesa Mark Esper



As forças armadas dos EUA realizaram "ataques defensivos" no Iraque e na Síria contra o grupo de milícias Kataib Hezbollah. A informação foi dada pelo Pentágono neste domingo (29), dois dias depois que um empreiteiro civil dos EUA foi morto em um ataque com foguete numa base militar iraquiana.

O Pentágono afirmou ter como alvo três locais do grupo de milícias xiitas muçulmanas apoiadas pelo Irã no Iraque e dois na Síria. Os locais incluem instalações de armazenamento de armas e locais de comando e controle que o grupo usou para planejar e executar ataques às forças da coalizão.

Os Estados Unidos acusaram o grupo pelo ataque na última sexta-feira (27) que matou o empreiteiro civil dos EUA e feriu quatro membros do serviço americano e dois membros das Forças de Segurança do Iraque, perto da cidade de Kirkuk, rica em petróleo.

"Em resposta aos repetidos ataques do Kataib Hizbollah às bases iraquianas que hospedam as forças da coalizão da Operação Inherent Resolve (OIR), as forças dos EUA realizaram ataques defensivos de precisão ... que degradarão a capacidade do KH de conduzir futuros ataques contra as forças da coalizão do OIR", disse o porta-voz do Pentágono Jonathan Hoffman em comunicado.

O porta-voz do Pentágono, Jonathan Hoffman, descreveu os ataques como "defensivos de precisão" para diminuir a capacidade do grupo de realizar futuros ataques contra as forças da coalizão EUA-Iraque. De acordo com a rede CNN, o secretário de Defesa Mark Esper informou o presidente Donald Trump no sábado (28) sobre o plano de ataque, antes de executá-los com a aprovação do presidente.

No Iraque, quatro combatentes da milícia foram mortos e 30 ficaram feridos após três ataques aéreos no país no domingo, disse um comunicado militar iraquiano. Entre o as vítimas estavam vários combatentes da milícia iraquiana mortos em um ataque aéreo em seu quartel-general perto do distrito de Qaim, na fronteira com a Síria, disseram fontes militares e comandantes da milícia à Reuters.

O ataque provavelmente foi realizado por drones e atingiu o Kataib Hezbollah, disseram as fontes.

No início deste mês, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, culpou as forças apoiadas pelo Irã por uma série de ataques a bases no Iraque e alertou o Irã de que qualquer ataque de Teerã que prejudicasse americanos ou aliados seria "respondido com uma resposta decisiva dos EUA".

Reuters

Nenhum comentário: