10/02/2019

DIPLOMATAS BRASILEIROS FAZEM BARRACO NA BOLÍVIA

Diplomatas brasileiros trocam socos em aeroporto na Bolívia

ReproduçãoDois diplomatas que ocupavam altos cargos no Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, trocaram socos no Aeroporto Internacional de Viru Viru, no mesmo país, na manhã do dia 17 de janeiro. As imagens, gravadas pelo sistema de videomonitoramento, mostram José Augusto Silveira de Andrade Filho, antigo cônsul-geral, levando um empurrão e depois desferindo um golpe em Sóstenes Arruda de Macedo, que era cônsul adjunto.

Andrade Filho teve a indicação aprovada pelo Senado Federal no último dia 27 de novembro e será nomeado embaixador do Brasil na Namíbia neste ano. Macedo, por outro lado, havia sido afastado do cargo em meados de 2018 e responde a dois processos administrativos disciplinares. De acordo com relatos ouvidos pela reportagem, os dois tinham um relacionamento complicado no ambiente de trabalho. A Justiça já foi acionada pelos dois lados.

No vídeo, Sóstenes está de camisa preta e aparece dando um tapa no celular do colega de trabalho, que segurava o aparelho. Augusto, de branco, revida com um soco. Os dois continuam discutindo enquanto o dono do telefone pega o objeto no chão. Logo em seguida, depois de ter sido chamado, um funcionário do aeroporto aparta a briga. 

“Eu fui falar com ele [Augusto]. Ele puxou o celular para me filmar e estava muito nervoso. Bati na mão dele para o celular cair. Quando caiu, ele me deu um soco. Quando me recompus, meu ímpeto foi de imediatamente reagir, mas me lembrei que estava no exterior, em local público, diante de câmeras”, descreveu Sóstenes.
O Itamatary foi procurado pelo Metrópoles duas vezes. Na primeira, informou que ambos os envolvidos não estavam a serviço na ocasião das imagens e disse que não havia sido comunicado oficialmente sobre o fato. Na segunda, quando a reportagem já tinha conseguido acesso ao vídeo, o Itamaraty não respondeu se providências seriam tomadas em relação à situação.

Metrópole

Nenhum comentário: