24/01/2019

CONHEÇA O SUPLENTE DE JEAN WYLLYS

Negro, Gay e da favela. Conheça o suplente de Jean Willys

Com anúncio da renúncia do deputado federal Jean Willys (PSOL) alegando que também deixará o Brasil devido ameaças que vem sofrendo, a vaga na Câmara Federal será ocupada pelo seu suplente, David Miranda, também do PSOL e que defende as mesmas bandeiras de Jean. “Sou negro, LGBT, da favela do Jacarezinho: essas três coisas fazem com que a gente nunca acredite que vai pisar na Câmara de Vereadores”, diz na apresentação do seu site.

Ele tem 33 anos e é vereador do Rio de Janeiro, onde cresceu na favela que fica na zona norte da cidade. Já foi engraxate, faxineiro, office boy, panfleteiro e caixa de comércio. Fez supletivo para terminar o Ensino Médio e se formou e Comunicação Social.

Casado há 11 anos com o jornalista americano Glenn Greenwald, com que tem dois filhos adotivos. O casal foi responsável por revelar o esquema de espionagem dos Estados Unidos descoberto por Edward Snowden em 2013. No Brasil, as informações de Snowden revelaram que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos não só monitorava as transações da Petrobras, como a própria ex-presidenta Dilma Rousseff.

No auge da repercussão e 2013 ele foi detido em Londres acusado do Anexo 7 da Lei Antiterrorismo britânica. Ele processou a policia londrina e, em fevereiro de 2014, recorreu à decisão do tribunal britânico e venceu. Os juízes entenderam que o Anexo 7, chave da Lei Antiterrorismo britânica, fere a lei europeia e, portanto, deve ser alterado. Assim eles fizeram campanha para o asilo de Snowden no Brasil, mas não conseguiram.

Com um histórico de luta pela causa LGBT, direitos humanos, civis e voltado para a juventude, conseguiu se eleger em 2016 vereador do Rio. Em 2018, David disputou uma cadeira para deputado federal, quando recebeu 17.356 votos, tornando-se o primeiro suplente da bancada do PSOL.

Portal no AR

Nenhum comentário: