05/12/2018

RJ: MILICIANOS INVADEM FLORESTA E ERGUEM PRÉDIOS IRREGULARES

Milicianos constroem prédios de luxo em área de proteção ambiental na Zona Oeste do RJ

Mílicia ergue prédios de luxo em APA no RJ; água e luz são 'gatos' (Reprodução)
Milicianos da Zona Oeste do Rio estão construindo prédios de luxo, com até dez andares de altura. Alguns dos edifícios são em área de proteção ambiental. Tudo isso sem nenhuma fiscalização do poder público.

Os apartamentos são vendidos por imobiliárias, que admitem a ilegalidade dos imóveis, que não contam com escritura ou qualquer outra documentação formal.

A reportagem do RJ2 sobrevoou o bairro do Anil e encontrou três terrenos que estão sendo preparados para a construção de novos edifícios. Além dos canteiros de obra, vários prédios já foram erguidos na região. Todos ilegais.

Alguns moradores já denunciaram a expansão imobiliária para as autoridades, mas nada foi feito. Segundo eles, o Anil é alvo da expansão da milícia de Rio das Pedras.

"Nenhum deles moram lá. [Os milicianos são de] Rio das Pedras, Muzema e Tijuquinha. A milícia acaba usando o dinheiro irregular para poder fazer esse tipo de construção e ganhar mais dinheiro. Eles abrem o loteamento, botam pra vender e começam a vir", explicou um morador que não quis se identificar.

Os prédios são de até dez andares. "Não existe mais calçada. Um deficiente ou um idoso não tem mais direito de andar na rua. A calçada virou prédio.", disse o morador.

Em um dos locais visitados, uma rua de terra foi aberta para dar acesso as construções, que avançam sobre a floresta da tijuca, um novo bairro no meio da mata atlântica.

Uma das construções ilegais dos milicianos é um mercado erguido sobre um rio, que foi tapado pelos criminosos. Uma das consequências da obra irregular é o alagamento da região diante de qualquer chuva mais forte.

As imobiliárias que trabalham para divulgar os imóveis admitem a ilegalidade. Segundo um dos corretores, que explicou por telefone como funciona o negócio, os apartamentos não contam com escritura, habite-se ou qualquer outro documento formal.

G1

Nenhum comentário: