30/11/2018

NATAL: DUPLA FUNÇÃO DO MOTORISTA É ARRISCADA

Vereadores mantêm dupla função para motoristas em Natal

Na votação do projeto de regulamentação do transporte coletivo de Natal para ser licitado, os vereadores decidiram manter a chamada “dupla função”, que é quando o motorista acumula a função de cobrador. A prática já é realizada na maioria dos veículos e, mesmo com três emendas apresentadas pedindo o fim, a maioria do Plenário da Casa entendeu por manter o trabalho dessa forma.

De acordo com os treze vereadores que votaram a favor, que são da bancada governista, já existe uma decisão judicial que garante a legalidade da prática e que, nesse caso, não caberia ao Legislativo legislar sobre. A vereadora Nina Souza (PDT) acredita que a decisão foi a correta, já que a retirada poderia aumentar o valor da tarifa de ônibus.

“Esse assunto já foi judicializado. Já existe uma lei em vigor com o mesmo sentido que já foi questionada na Justiça, já há decisão em caráter liminar que diz que é legal à atividade de motorista também exercer a função de cobrador. Fora que nós somos contra qualquer tipo de aumento na tarifa. Ora, se a empresa tiver um gasto a mais na contratação de um cobrador, esse valor será repassado para a tarifa e quem paga essa conta é o cidadão, por isso a decisão acertada de rejeitarmos as emendas nesse sentido e de impedirmos o aumento na tarifa”, argumentou.

A dupla função do motorista é polêmica, a justiça concedeu o direito da prática, porém não se preocupou com alguns motoristas imprudentes que ficam recebendo dinheiro e passando troco com o ônibus em movimento colocando em risco a vida do principal protagonista desta relação que é o passageiro!

A justiça e os vereadores não usam o transporte público!

Nenhum comentário: