27/10/2018

RN: FALTA MEDICAMENTO PARA TRATAMENTO DE CÂNCER DE MAMA NA LIGA

Liga está sem medicação para tratamento do Câncer de Mama

Mais de 100 pacientes com câncer de mama, atendidas pela Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer, estão sem usar o Trastuzumabe (Herceptin é o nome comercial), droga extremamente benéfica no tratamento de quimioterapia. A medicação, repassada pela Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), deixou de ser enviada há cerca de duas semanas pelo Ministério da Saúde que não explicou as razões exatas da suspensão.

Roberto Sales - oncologista e Superintendente da Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer. Foto - Ayrton Freire
O oncologista clínico e superintendente da Liga, Roberto Sales, conta que o Herceptin é usado para tratamento do câncer de mama em todos os estágios, de forma isolada ou associada à quimioterapia. “É extremamente útil e benéfica para a paciente que tem uma proteína chamada HER2 positiva (HER+) nas células do tumor porque responde muito bem ao tratamento. No mundo, 30% das pacientes têm essa proteína presente”, explica.

Para quem não tem este remédio disponível, precisa desembolsar cerca de R$ 7 mil para a compra de um frasco que pode render para até duas pessoas. “A Unicat manda mensalmente as doses na quantidade solicitada por nós de acordo com a quantidade de pacientes. Temos 103 pacientes que precisam dessa droga. Todas estão sem a medicação. Estão sendo prejudicadas e não se pode nem precisar o nível do prejuízo para cada uma porque depende de cada caso, mas é muito preocupante”, relata Roberto Sales.

Em nota ao portalnoar.com, o Ministério da Saúde informou que, “em cumprimento ao acórdão publicado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), suspendeu a Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para a produção e fornecimento do medicamento trastuzumabe ao Sistema Único de Saúde”. A nota não explica as razões da suspensão mas garante que, “para evitar o desabastecimento na rede pública, o TCU decidiu que a pasta adquira mais 161 mil frascos-ampolas do medicamento considerando o valor da última aquisição pelo Governo Federal, até a reformulação da PDP. O Ministério já deu início ao processo de compra emergencial do medicamento para regularizar os envios aos estados”, contudo, não informou sobre prazo para que a situação seja regularizada.

Nenhum comentário: