17/01/2018

DF: AGACIEL - "O PAPA CARGOS"

Nomeações de Agaciel dentro do Executivo ultrapassam 350 cargos
 
Rafaela Felicciano/MetrópolesA velha prática de trocar apoio político por cargos dentro da estrutura pública se mantém latente no Governo do Distrito Federal. Apesar da distribuição de funções ter se tornado objeto comum de barganha, o líder do governo na Câmara Legislativa (CLDF), deputado distrital Agaciel Maia (PR), parece ser mais bem compensado pela lealdade ao Executivo. Além de conseguir emplacar um jogador de futebol, um dono de açougue, um proprietário de estacionamento e uma vendedora de produtos de beleza na Secretaria de Justiça e Cidadania, conforme mostrou o Metrópoles, ele reúne, ainda, pelo menos 350 cargos em outros órgãos do Executivo local.
Os aliados do líder do governo na CLDF estão nas administrações de Planaltina, do Sudoeste e Octogonal e do Cruzeiro, onde Maia mantém cerca de 85 cargos de confiança. No Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), na Sejus e na liderança da Câmara Legislativa, Agaciel conta com mais 260 pessoas. O político também conseguiu emplacar indicações em uma pequena parte dos comissionados nas administrações de Taguatinga e do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).
Relação pouco saudável para as contas públicas e para a democracia, segundo especialistas ouvidos pelo Metrópoles. “Infelizmente, é uma prática em todo o país. As pessoas entram em um cargo público com zero preparação técnica ou totalmente fora da área de atuação delas. Muitos são apenas cabos eleitorais”, afirmou o professor emérito do Instituto de Ciências Políticas da Universidade de Brasília (UnB) David Fleischer. 
 
Metrópole 

Nenhum comentário: