08/11/2017

"COMANDO VERMELHO" FAZ GREVE DE FOME

Presos da maior facção do Rio fazem greve de fome no Acre, e movimento deve chegar ao Complexo de Gericinó

Presos do Comando Vermelho (CV), maior facção do tráfico do Rio, já fazem greve de fome em presídios no Acre. O movimento — cujo objetivo é chamar a atenção do judiciário e barganhar benefícios — deve chegar ao Rio a partir desta quarta-feira. A informação já foi recebida por defensores públicos que atuam no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, agentes penitenciários e parentes de detentos entrevistados pelo EXTRA.
Diversos presos da facção que estão na penitenciária federal de Catanduvas, no Paraná, também aderiram ao movimento a partir da manhã desta terça-feira. A ordem para a greve de fome teria vindo da cúpula da facção e deve ser seguida por detentos de todos os presídios ocupados pelo Comando Vermelho no estado do Rio.
Nesta terça-feira, no pavilhão “A” do presídio Francisco d’Oliveira Conde, em Rio Branco, na capital do Acre, os presos rejeitaram o café da manhã, e 150 pães destinados ao café da manhã foram doados a instituições de caridade.
Além de não comer, os detentos prometem deixar de receber visita, trabalhar, ir a cursos ou escolas, comprar nas cantinas, limpar celas e galerias e ser atendido por defensores públicos.
Ao EXTRA, uma parente de um detento preso na penitenciária Gabriel Ferreira Castilho, conhecida como Bangu 3B, afirma que alguns presos estão com medo de seguir a determinação.
— Há muitos presos doentes lá dentro. Imagine sem comer. As condições vão ficar piores. Eles estão desesperados — conta
Procurada, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) afirmou que não há visitas suspensas em nenhuma unidade.

Extra – O Globo

Nenhum comentário: