12/07/2017

CEARÁ-MIRIM: DEFESA CIVIL ATENTA AS CHUVAS

Proteção e Defesa Civil Municipal intensifica ações de prevenção em áreas de risco

A Proteção e Defesa Civil do Município de Ceará-Mirim vem intensificando nesse período em que as chuvas são mais frequentes, ações de prevenção na cidade em áreas vulneráveis e consideradas de risco. O trabalho envolve uma parceria entre as Secretarias de Defesa Social, Infraestrutura, Educação, Serviços Urbanos, Ação Social e outras pastas afins. As visitas de monitoramento preventivo e atendimento emergencial que estão sendo realizadas por equipes, que em dias de chuvas intensas, são direcionadas a vistoriar e atender ocorrências em áreas com histórico de risco em desabamentos, deslizamentos e alagamentos.
A Proteção e Defesa Civil Municipal, órgão que faz parte da estrutura da Secretaria de Defesa Social, também deu início às atividades do Grupo de Pronta Resposta, cuja criação foi determinada pelo prefeito Marconi Barretto para otimizar as ações municipais durante o período chuvoso, atuando principalmente no suporte aos moradores de áreas de risco.
O Secretário de Defesa Social, Carlos Paiva, explicou que o Grupo de Pronta Resposta age em cima das informações que chegam à Proteção e Defesa Civil através do telefone, notificação ou pelo monitoramento das redes sociais, para atender áreas afetadas, reunindo nas ações todas as secretarias que integram o grupo. “Queremos aproximar nossos órgãos dos problemas que possam ocorrer para darmos uma resposta mais rápida e efetiva para as demandas, a secretaria de infra-estrutura, através do secretário Marlon Fernandes tem sido de fundamental importância para o andamento das ações", explicou.
Outro reforço de prevenção para esse período de chuvas é a parceria com o Pelotão de Proteção Ambiental Urbano e Rural da Guarda Municipal, que ajuda a Proteção e Defesa Civil a monitorar as áreas de riscos da cidade.
Em qualquer indício de risco a moradores como deslizamento, alagamentos ou até novas ocupações irregulares em áreas de risco, a população pode entrar em contato com a GMCM, que também tem co-participação nas ações de Proteção e Defesa Civil, pelo fone 3274-2535 que registra e coloca em ordem de prioridades de acordo com no grau do sinistro, para o envio de agentes ao local indicado.
As ações por ocasião das últimas chuvas, vem sendo acompanhadas pessoalmente pelo coordenador da Proteção e Defesa Civil de Ceará-Mirim, Rafael Pinheiro.

Fonte: ASSECOM - SEDES

Nenhum comentário: