06/02/2017

PAPO 10 - CLÉCIO JÚNIOR - 06/02/17

O nosso PAPO 10 desta segunda-feira (06) é com o Secretário de Juventude, esporte, cultura e Laser de Ceará-Mirim, Clécio Júnior.



1 - Clécio, qual a situação da SMJECL hoje? 

R - Em termos organizacionais estamos estruturando cada pasta da Secretaria com pessoas competentes e comprometidas com a gestão. Estamos finalizando o nosso planejamento anual para darmos inicio a execução das nossas ações. 


2 - Os projetos implantados pela administração anterior vão ter continuidades?

R - Vamos dar continuidade ao que define bons resultados para Ceará-Mirim e o nosso povo. Estamos nos preparando para dar inicio ao Projeto Vida na Praça, projeto este que trabalha a população com aulas de danças e funcional nas praças de nossa cidade. Iremos ampliar esse projeto nas zonas urbana e rural, em parceria com diversas secretarias, afim de levar a todos um momento de lazer e qualidade de vida. 


3 - Dentro da sua plataforma de governo quais benefícios para a juventude cearamirinense? 

R - Resposta: Quando fui candidato a vereador pela 1ª vez no ano de 2000 e já se vão 16 anos, eu sugeri a então candidata, Dona Edinólia, a criação da secretaria da Juventude. Ela comprometeu-se. Então fiz daquela ideia minha bandeira de campanha. Naquela época a fundamentação principal era trazer para a juventude conhecimentos de informática com aquisição de 30 computadores, oferecer curso de língua estrangeira, em especial o Espanhol. Pois naquele momento era muito grande a quantidade de turistas espanhóis que chegavam ao Rio Grande do Norte. Mas infelizmente ela não cumpriu. Hoje estou respondendo pelo: ESPORTE, LAZER, CULTURA e JUVENTUDE, e quero fazer agora o que não pude há 16 anos. Mas faz apenas 30 dias que assumimos o governo. Já estamos trabalhando no sentido da interagir a juventude seja através do esporte, cultura, lazer. Tivemos uma reunião com algumas pessoas representantes de entidades estudantis, teremos outra maior para nos preparar para o Forum da Juventude que promoveremos, no sentido de debatermos ideias trazidas pela juventude para trabalharmos juntos para que a juventude seja inserida no processo de transformação da nossa cidade. O jovem é o futuro e é com eles que vamos ouvir e discutir ideias voltadas para o futuro.
Estamos planejado e desejamos implantar programas existentes no Governo Federal de modo que os jovens participem de atividades as mais diversas, sejam: capoeira, futsal, handebol, dança, dentre outras. 


4 - Sabemos que o esporte é um caminho curto para ocupar as criança e tirá-las do caminho das drogas. O que sua administração irá fazer em relação a este fato? 

R - Não podemos parar no tempo e deixar para segundo plano projetos que visam melhorias para as crianças. Pensando nisso, estamos criando um projeto chamado “ Núcleo de escolinhas esportiva”, onde em parceria com a Secretaria de Educação, iremos implantar diversos núcleos nas escolas municipais em toda Ceará-Mirim, seja na zona urbana, seja na zona rural. A secretaria de Esporte, Cultura, Juventude e Lazer entrará com material esportivo e outros objetos e a Secretaria de Educação entrara com Educador físico. Esse projeto pretende inserir todas as crianças na pratica do futebol com acompanhamento de um educador físico. O objetivo é incentivar o aluno a pratica do esporte. Só pode participar dos núcleos a criança que estiver bem avaliada no quesito desempenho escolar com notas boas. Será feito um acompanhamento da nossa Secretaria com a Secretaria de Educação. Só poderá participar do núcleo quem estiver com boa avaliação escolar. É uma forma de somar a vida no esporte com uma melhor Educação. 


5 - Dentro da sua plataforma de governo o que será feito pela cultura cearamirinense? 

R - Já estamos fazendo. Recentemente participamos da FIART. Lá montamos 4 stands. Ajudamos nossos artesãos com todo o apoio necessário para que eles pudessem representar bem Ceará-Mirim e representaram. O resultado foi satisfatório, mesmo com a crise, eles conseguiram ampliar as vendas dos seus produtos comparando com o ano passado. A Cultura é uma das nossas maiores metas, temos que valorizar a nossa cultura, ela é rica em nossa cidade. já tivemos alguns encontros com diversos seguimentos e vamos elaborar as praticas da Cultura, tais como: Resgate ao festival de quadrilhas juninas, Resgate ao carnaval da cidade e região do litoral, a volta do trem do forró, proporcionar aos artistas plásticos e artesãos uma melhor condição de trabalho, extrair a nossa matéria prima que temos para valorização dos seus
produtos e eles tornarem vendáveis. Criar grupo teatral e de danças, dentre outras... Resgatar as escolas de samba. Tudo isso são projetos viáveis, esse é o nosso intuito.
Estamos trabalhando no sentido de revitalizar o carnaval. As quadrilhas terão nosso apoio tanto para exibições no âmbito do nosso município, assim como caso venha a nos representar fora da nossa jurisdição.
Para que a história não caia no esquecimento, se faz necessária preservação dos casarões dos engenhos, das usinas. O ideal seria que houvesse tombamento. Mas precisamos ter pés no chão, porque para tombamento necessário se faz recursos financeiros. E como todos sabem, todos os governos atravessam grandes dificuldades financeiras. Entristece-me ver casarões de engenhos abandonados, em ruinas, no esquecimento. Nossa cidade é rica na cultura.

Banda de Musica
Para criar um ambiente de aprendizado à educação cívica e melhorar autoestima dos jovens estudantes da rede municipal, estaremos a partir do dia __6__/__3__/__2017__ levando a banda de música às escolas. Diariamente cada escola estará recebendo a banda de música oportunidade que serão executados os hinos da cidade de ceara mirim e o hino nacional. Vamos fixar a sede da Banda de Musica, criar o projeto “aulas teóricas musicais na sede e escolas”, estamos discutindo o lançamento deste projeto. Não é da noite para o dia, mas vamos trabalhar para acontecer.


6 - O museu Guaporé (Nilo Pereira) há muitos anos caiu no esquecimento, hoje completamente entregue as baratas, empobrecendo muito a nossa cultura. O que a sua administração fará para recuperar o "velho Guaporé"? 

R - Pois é, Já levaram muitos móveis antigos, bonitos, sem falar que não existe conservação nenhuma da estrutura física, não tem vigia 24 horas. Houve completo abandono. O Guaporé, é um patrimônio cultural tombado pelo Governo do Estado. Portanto, a responsabilidade é do Governo Estadual, mas o Governo Municipal tem a obrigação de exigir a conservação dos seus bens, e
isto nunca foi feito. Já estou agendando com a Fundação José Augusto, para discutirmos o que poderá ser feito.


7 - Dentro da sua plataforma de governo o que a sua administração fará pelo esporte cearamirinense? 

R - O Esporte é outra riqueza que vamos investir em todas as modalidades.
No Futebol, por exemplo, lutaremos para organizar o Campeonato Municipal de Futebol amador, Campeonato Municipal de Futsal e campeonato de Futsal de bairros, resgate da seleção de Futsal de Ceará-Mirim. Promoveremos o primeiro torneio feminino de futebol que acontecerá em Capela, em alusão ao dia da mulher.
As demais modalidades terão também a nossa atenção. Estamos lutando para trazer uma etapa do campeonato estadual de handebol para o campo oficial de areia ao lado da Praça Céu das Artes. Vamos promover um torneio de Handebol. Desejamos inserir as modalidades de artes marciais em projetos sociais.
Termos um relacionamento de respeito e parceria com as entidades esportivas como por exemplo, Liga desportiva e associação Desportiva. Estamos nos organizando para recuperar toda infra estrutura do palácio dos esportes Aderson Eloy. 

PROJETO CRAQUE DO FUTURO
No sentido de dar mais visibilidade aos atletas da nossa terra e incentivo ao esporte, vamos lançar este projeto que consiste em promover um campeonato de base em toda Ceará-Mirim, mas com um diferencial, nos jogos da semifinal e final, iremos convidar olheiros de grandes times para vir assistir aos jogos e quem sabe dali saia grandes jogadores e ganhe a sua vida no Futebol. 

CAMPO DE FUTEBOL
Por luta do prefeito Marconi Barreto, vamos dar inicio a construção dos campos de futebol na nossa cidade, uma obra grandiosa que visa promover uma maior atenção ao esporte e aos clubes de Futebol. Recentemente nos reunimos com presidentes de clubes da zona urbana e zona rural, anunciamos a nossa meta de trabalho, e um dos pontos importantes anunciados pelo prefeito, foi os campos de futebol. Não temos um campo municipal desde o problema com o campo “ROBERTAO”, Ceará-Mirim voltara a ter seu campo municipal, onde a liga desportiva, associação deportiva, clubes de futebol e outras agremiações terão direito de promover seus eventos no que é nosso. 


8 - Quais incentivos que os nossos artistas (músicos, artistas plásticos e etc) poderão usufruir na sua administração? 

R - Em uma das perguntas acima, respondi que iremos valorizar a nossa Cultura, nos diversos segmentos e tipologias. Os músicos não estarão fora desse contexto. Na nossa gestão, os músicos, artistas plásticos, artesãos, todos os seguimentos não terão PERSEGUIÇÃO, todos terão respeito igualitário. O que queremos é valorizar todas as classes. 


9 - O prefeito Marconi Barreto vai lhe respaldar no sentido de que você possa executar todos os seus projetos a frente da pasta? 

R - Quem convida, tem a expectativa que o convidado desempenhe bem seu papel. O convidado tem a necessidade que quem convida lhe proporcione as condições de trabalho. No campo administrativo o Prefeito Marconi tem tido um comportamento excelente com todos os secretários. Não interfere na administração, não indica ninguém para nenhum cargo, não há interferência de terceiros. Agora, é cobrador de resultados. Eu sou formado em administração de empresas e pretendo fazer uma pós em Gestão Publica e este jeito do Prefeito administrar deixa-me muito feliz.
No campo estrutural no que diz respeito implantação de projetos, recuperação física dos bens, ele, o Prefeito, não tem como executar a curto prazo, pois recursos próprios neste momento não existe para investimento. Estamos trabalhando no sentido de fazermos parcerias com Governo Federal logo que possível. Já conversamos com Deputado Rogério Marinho para destinar
emendas. Já mantivemos entendimento com Ministério da Cultura.... Estamos trabalhando.


10 - Deixe uma mensagem para nossa juventude, amantes da cultura do esporte e do lazer 

R - João André deixe-me primeiro te agradecer pelo convite que me fez em participar desse seu espaço. Espero ter respondido a contento todas as perguntas, qualquer duvida estaremos a disposição para dirimir. A nossa gestão será participativa, onde todos terão o direito de sugerir ações para a nossa cidade. As portas da Secretaria estão abertas para todos. Teremos um desafio muito grande pela frente, mas tenho Fé em Deus que iremos deixar a nossa marca de um grande trabalho. Sozinhos não vamos a lugar nenhum, por isso, temos uma equipe promissora e comprometida com a Gestão. Estou muito empolgado e confiante. Sou humilde ao ponto de perguntar quando não souber e me corrigir quando errar, afinal, ninguém nasce sabendo, mas o que eu fizer é para o bem da minha cidade que me adotou há 38 anos. Amo Ceará-Mirim e é por ela que quero trabalhar. A Secretaria estará a disposição de todos. Abraços.

Nenhum comentário: